17 de ago. de 2010

DESCONTOS VIA CELULAR

portal PEGN 16/08/2010 - Marcel de Lima

Uma coisa que os americanos amam, ainda mais em tempos de vacas magras, são os cupons de desconto. Mais da metade das cartas recebidas pelo correio e pelo menos 20% do peso dos jornais diários são de empresas enviando seus cupons. Existem até programas de televisão que dão dicas de como economizar mais usando essa poderosa arma. Observando esse hábito, a Shopkick, uma startup do Vale do Silício, lançou um aplicativo para smartphones que recompensa seus usuários com cupons de desconto. Mas, para preservar a privacidade das pessoas, o aplicativo não usa o GPS dos aparelhos. Basta o cliente entrar em um shopping ou uma loja e abrir o aplicativo para receber sinais de autofalantes, instalados nessas áreas, com os cupons disponíveis do dia, bônus ou preview de produtos.

Entretanto, uma questão que pode inibir os consumidores é que para receber o desconto o cliente tem que dar o número do celular para o caixa validar a venda. Mas esse detalhe não impediu a Shopkick de fechar parcerias com quatro grandes revendas americanas, a Macy’s Inc, Best Buy e outras duas que, por enquanto, não querem revelar seus nomes. Agora, pensem no poder que um aplicativo como esse pode ter sobre as vendas diárias de um determinado produto. Pensando nesse poder, investidores já liberaram um fundo de US$ 15 milhões para a Shopkick.

Nenhum comentário: