23 de ago. de 2010

BANK OF AMERICA TESTA PAGAMENTO VIA CELULAR EM NOVA YORK

jornal Valor Econômico 23/08/2010 - Peter Eichenbaum (Bloomberg)

O Bank of America (BofA), maior banco dos Estados Unidos, começará a testar no mês que vem um sistema pelo qual as pessoas poderão pagar compras feitas na área de Nova York pelo telefone celular, em vez de cartões de crédito ou débito.

O serviço poderá ser ampliado se tudo correr bem no teste, segundo Michael Upton, vice-presidente sênior de recursos emergentes do BofA. Ele disse, na sexta-feira, que motoristas de táxi de Nova York, a rede de drogarias Walgreen, a Home Depot e as lanchonetes do McDonald ' s na região poderão aceitar os pagamentos móveis.

O objetivo é "obter uma melhor compreensão de como os clientes veem esses tipos de serviços com novas tecnologias, que estão mudando a vida das pessoas", disse Upton em entrevista por telefone. Segundo a "Nilson Report", uma publicação setorial, o Bank of America tinha 98,1 milhões de cartões de pagamento em circulação nos Estados Unidos no fim do ano passado, e está associado a 57 milhões de consumidores e pequenas empresas.

As companhias de telefonia móvel estão tentando entrar no mercado de pagamentos dos EUA, dominado pela Visa e pela Mastercard, as maiores redes de cartões do mundo. A AT&T e a Verizon Wireless, as duas maiores companhias de telefonia móvel dos EUA, lideram uma iniciativa que poderá começar a testar pagamentos por telefone em lojas de quatro cidades até a metade do ano que vem, segundo informações de pessoas a par do plano.

Visa, Mastercard e American Express trabalham no desenvolvimento de sua própria tecnologia, que funciona com telefones móveis que estão no mercado no momento. Os pagamentos móveis já estão sendo feitos no Reino Unido, no Japão, na Turquia e na Coreia do Sul. "Nossos clientes carregam hoje cartões que são apoiados pelas grandes redes de pagamentos, e o teste vai dar suporte às grandes redes", disse Upton.

Outras redes equipadas para aceitar os pagamentos móveis em Nova York incluem as lanchonetes Burger King, as farmácias CVS Caremark e a BP, segundo o Bank of America. O programa piloto vai exigir o uso de cartões microSD, que possibilitam que os pagamentos sejam feitos ao ser inseridos nos smartphones, afirmou Upton.

A Visa e a DeviceFidelity, especializada em sistemas de pagamentos móveis, desenvolveram uma tecnologia que pode transformar telefones celulares, incluindo o iPhone da Apple, em uma carteira eletrônica digital capaz de armazenar múltiplas contas de cartão, disse Bill Gajda, diretor da Visa, em uma entrevista em 28 de julho.

Por outro lado, o teste das companhias de telefonia móvel depende de chips embutidos nos aparelhos, segundo disseram pessoas a par do plano.

A parceria das companhias telefônicas, que inclui a unidade T-Mobile USA, da Deutsche Telekom, poderá funcionar com a Discover Financial Services e o banco Barclays, de Londres, para testar um sistema em lojas nas cidades de Minneapolis, Atlanta, Salt Lake City e Austin, segundo algumas fontes. As transações serão processadas por meio da rede de pagamentos da Discover, atualmente a quarta maior do mundo, perdendo apenas para as redes da Visa, Mastercard e American Express. Segundo essas fontes, o Barclays será o banco que vai ajudar a gerenciar as contas.

O teste será o maior esforço das companhias telefônicas para estimular os pagamentos móveis nos Estados Unidos e superar os mais de 1 bilhão de cartões plásticos que os americanos têm em suas carteiras.

"As companhias de telefonia móvel estão claramente emergindo como um concorrente nesse espaço", disse Upton. "Estamos dialogando com uma séria de companhias telefônicas, assim como estamos com as redes e outros participantes da área de pagamentos."

Nenhum comentário: