20 de jun. de 2011

MAIS SOFISTICAÇÃO ESTÁ NO FOCO DO INTERNET BANKING

jornal Valor Econômico 17/06/2011 – Guilherme Meirelles

Os correntistas brasileiros estão acreditando mais na segurança das operações por meio do internet banking, como revela pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo o estudo, em 2010 o uso desse expediente representou 23% do total das transações realizadas, totalizando 12,8 bilhões operações, um crescimento de 27,4% em relação a 2009. Em 2000, apenas 8,3 milhões de clientes usavam o internet banking porque havia muita insegurança em relação à ação de hackers, temor que foi sendo superado na medida em que os bancos aperfeiçoaram os sistemas de segurança. Hoje, 37,8 milhões de correntistas realizam operações pelos sites dos bancos.

Pioneiro no lançamento do Internet Banking no Brasil, há 15 anos, o Bradesco remodelou o seu sistema e lançou este mês o novo Bradesco internet banking, que exigiu dois anos de pesquisa e desenvolvimento. Segundo Luca Cavalcanti, diretor do Bradesco Dia e Noite, a prioridade foi personalizar ao máximo a página para o cliente. Segundo Luca, o portal oferece 948 tipos de serviços e produtos. No primeiro semestre, o portal registrou movimento financeiro de R$ 756,6 bilhões em mais de 633,5 milhões de transações.

O HSBC também investiu em mudanças. Segundo Sebastian Arcuri, diretor-executivo de varejo, foram incluídos simuladores para aumentar a interatividade, que permitem ao cliente tirar dúvidas como "quanto preciso poupar para pagar os estudos da minha filha". "O cliente consegue visualizar, inclusive por meio de gráficos, o crescimento de seu patrimônio e a distribuição de sua riqueza entre os diversos tipos de investimento", diz Arcuri.

O Itaú-Unibanco partiu para um caminho mais sofisticado, permitindo ao cliente fazer uma pré-abertura de conta pela internet, batizada de iConta. Ele também pode gerir as suas finanças por meio de um relacionamento digital. O único trabalho será ir à agência para finalizar a abertura da conta. Outra novidade do Itaú Unibanco é a compra programada de ações, por meio de aporte mensais de forma planejada, com débito automático em conta-corrente.

Pensando no nicho dos bancos médios, a Matera Systems desenvolve modelos que atendam as necessidades dessas instituições. Segundo o presidente Carlos Augusto Leite Netto, os serviços incluem pagamentos, duplicatas, cobranças e investimentos, com o mesmo grau de segurança dos sites das grandes corporações.

Nenhum comentário: