portal Executivos Financeiros 14/06/2011
A Resource IT Solutions, integradora brasileira de soluções de TI, vai apresentar no Congresso Internacional de Automação Bancária, CIAB Febraban 2011, sua solução capaz de medir qualidade de serviço e tempo de resposta de aplicações online, como Internet Banking, do ponto de vista do usuário.
Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de nível de serviço chamado SiteSeeing. Ela é capaz de simular o comportamento do usuário final da aplicação e registrando sua percepção em relação à qualidade dos serviços prestados, através da exposição em uma console web.
A solução atua como um correntista operando no Internet Banking. Desta forma, consegue simular qualquer tipo de transação no site, como login, consulta de extrato, pagamento de boleto, aplicações ou resgates. Caso seja encontrado algum problema, o SiteSeeing envia alertas em tempo real via e-mail, SMS ou através de contato telefônico a partir do NOC - Network Operation Center, que opera ininterruptamente. O acionamento é escalonável em ate 3 níveis de criticidade, além de disponível e indisponível.
“O software acusa qualquer indisponibilidade, erros e falhas nas aplicações online, em tempo real. No caso do Internet Banking, qualquer lentidão na exibição das informações financeiras traz insegurança e até desconfiança em relação ao serviço prestado pelo banco. O SiteSeeing permite que se conheça a percepção do correntista sobre a performance dos serviços online, agindo preventivamente”, comenta Gilmar Batistela, presidente da Resource.
O SiteSeeing pode medir a qualidade dos serviços de internet banking, aplicações mainframe, transações de cartões de crédito, transações financeiras, ISO 8583, mensageria, e-mail, transações de URA, sistemas de CRM e ERP, benchmark de negócios, sistemas proprietários, entre outros.
A tecnologia, que monitora os níveis de serviço estabelecidos (SLAs), já foi adotada por grandes empresas e bancos brasileiros.
O SiteSeeing é comercializado como serviço, dispensando a compra de licenças, equipamentos ou grandes investimentos por parte dos bancos. O serviço não é intrusivo, pois não há necessidade de interferência na infraestrutura da empresa usuária. Os dados analíticos podem ser exportados para planilhas Excel e vários outros formatos de visualização pelos gestores de TI.
Comparativo de desempenho do Internet Banking de cinco grandes bancos brasileiros
Para exemplificar o tipo de informações que o SiteSeeing pode fornecer, o agente mediu a qualidade do serviço de Internet Banking de cinco grandes bancos brasileiros, sendo três privados e dois públicos. A aferição aconteceu durante um período de 13 dias, entre 01 a 13 de junho, em um cenário real. Os nomes dos bancos foram omitidos por motivos óbvios.
Foram avaliadas as seguintes funcionalidades dos 05 bancos: home page, login, menu de serviços, saldo, extrato, agendamento de boleto e logout.
A captura dos dados no acesso ao Internet Banking ocorre a cada 01 hora sem interrupções, e a unidade de medidas utilizada é milesegundos. O resultado da coleta pode ser exposto em gráficos ou relatórios, acessados via web.
A Resource apresentará ainda suas soluções e serviços para meios eletrônicos de pagamentos. De acordo com Gilmar Batistela, presidente da Resource, a empresa já se tornou referência no mercado nesse segmento. Além de contar com a maior e mais especializada equipe em diversos aplicativos para gestão de operações de cartões como Vision Plus, Card PAC, B2K, Card 24, Pampa entre outros, desenvolveu uma história de sucesso em fusões bancárias. Nos últimos dez anos, já participou de muitos processos de integração e migração de grandes bases de cartões, seja de bancos ou processadoras. “Com as fusões interbancárias e a consolidação das carteiras de cartões de bancos e processadoras, a especialização da Resource e sua oferta completa estão mais valorizadas que nunca”, comenta Gilmar Batistela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário