22 de jun. de 2011

MOEDA VIRTUAL BITCOIN SOFRE COM FALHAS DE SEGURANÇA E DESPENCA DE VALOR

portal IDG Now! 21/06/2011 - Ian Paul (PC World/US)

Os donos de bitcoins (BTC) levaram um susto no último domingo (19/06) quando viram que a cotação da moeda virtual havia caído, subitamente, de 17 dólares para alguns centavos em um popular portal do gênero, o Mt. Gox. O site, ciente dos problemas, tratou de cancelar as negociações, mas culpou uma conta compromissada do Bitcoin pelos inconvenientes.

As coisas, no entanto, ficaram ainda piores quando hackers expuseram os dados de usuários do Mt.Gox, como nomes, e-mail e senhas criptografadas. De acordo com os responsáveis pelo portal, a publicação dos códigos não prejudicará ninguém por estarem protegidos – a não ser que a sequência usada seja óbvia demais.

A intenção do Mt.Gox é que tudo volte ao normal o mais rapidamente o possível. Também informou que todas as negociações ocorridas após o erro serão desconsideradas, ou seja, as ações do Bitcoin voltarão a valer 17 dólares. Os internautas, por precaução, terão de elaborar uma nova senha, que serão protegidas por uma criptografia mais forte.

Hong Kong

No domingo passado, os hackers venderam todas as ações de uma conta invadida, que possuía uma grande quantidade de Bitcoins. A seguir, os criminosos recompraram os papéis vendidos – não está claro se uma conta diferente foi utilizada para tal.

Depois, os hackers tentaram fechar o perfil, recuperando, assim, o dinheiro investido. No entanto, devido a restrições de segurança, eles só conseguiram mil dólares de volta. O Mt.Gox não está certo quanto ao local de onde eles agiram, mas suspeita que, dado o endereço de IP identificado, as movimentação tenham partido de Hong Kong.

Vazamentos

Algumas horas após o ocorrido, a equipe do Mt.Gox descobriu que dados haviam sido roubados do computador de um usuário responsável “por auditorias no sistema do portal”. O incidente, no entanto, pode não estar relacionado com a queda no valor das ações.

Proteja-se

Se você for um usuário do Mt.Gox, ele o avisará para alterar a senha em outros serviços, caso esta seja a mesma. Em comunicado, o site também alerta para não clicar em qualquer link ou anexo de e-mail supostamente enviado pela empresa.

Por último, informou que está trabalhando junto à Google para bloquear contas do Gmail que estejam vinculados a perfis no Mt.Gox.

É seguro?

O Bitcoin pode estar se tornando um popular serviço entre entusiastas da tecnologia, mas a moeda virtual tem convivido com graves falhas. Esta é a segunda vez nas últimas semanas que uma crise surge em meio ao sistema. Em 10/06, por exemplo, a moeda perdeu um terço de seu valor, indo de 29,92 dólares para 20,01 dólares.

Na última sexta-feira (17/06), a companhia de segurança digital Symantec alertou sobre um trojan capaz de roubar papéis de Bitcoin. Dois dias antes um usuário revelara a perda de 25 mil dólares em BTC ao cair no golpe de um cracker.

Nenhum comentário: