22 de jun. de 2011

SBERBANK TERÁ ATM COM DETECTOR DE MENTIRAS

portal CardClipping

O Sberbank da Rússia planeja a implantação de caixas eletrônicos que usam software de análise de voz para dizer se os clientes estão mentindo quando solicitam cartões de crédito.

Segundo o jornal New York Times, o banco quer introduzir máquinas que permitam aos russos se candidatarem a obter cartões sem ter que falar com um funcionário. Para permitir isso, o terminal será equipado com uma série de sistemas de alta tecnologia - incluindo scans de passaporte, registro de impressões digitais e imagens tridimensionais para reconhecimento facial - para verificar a identidade das pessoas.

No entanto, o recurso mais controverso é um software de análise de voz, desenvolvido pela empresa local Speech Technology Center, que será utilizado para avaliar se os proponentes estão respondendo honestamente a perguntas como "você está empregado?", detectando coisas como nervosismo e desconforto emocional.

O Sberbank instalou um protótipo em seu experimento de ‘agência do futuro’, em Moscou, e espera lançar as máquinas em agências e shoppings em todo o país, ainda sem um cronograma definido.

Diante dos protestos, o banco defende que não está invadindo a vida pessoal nem o cérebro dos indivíduos. E não vê motivo para tanto alarme apenas porque está querendo descobrir se as pessoas estão dizendo a verdade.

Nenhum comentário: