30 de jun. de 2011

JURO AO CONSUMIDOR MANTÉM O MAIOR PATAMAR DESDE MAIO DE 2009

No mês passado, a taxa de juro média cobrada nas operações de crédito aos consumidores ficou em 46,8% ao ano, mesmo patamar registrado em abril e o maior desde o quinto mês de 2009, quando ela estava em 47,3% ao ano. A constatação se baseia nos dados da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito, do Banco Central, divulgada nesta terça-feira (28).

Frente a maio do ano passado, houve alta de 5,3 pontos percentuais no juro ao consumidor, já que naquele mês a taxa estava em 41,5% ao ano. Ao mês, a taxa média praticada ficou em 3,25% em maio, frente aos 2,93% ao mês do mesmo mês de 2010.

Evolução do spread

O spread bancário, que mede a diferença entre os juros pagos pelas instituições financeiras ao captar recursos e os praticados ao emprestá-los, também ficou estável em maio. A tabela abaixo compara o spread bancário de maio de 2011 e seus componentes frente ao mês anterior e ao mesmo período de 2010:



Por modalidade de crédito

Uma análise da tabela abaixo permite constatar que, frente a maio de 2010, todas as modalidades apresentaram alta, e, frente ao mês imediatamente anterior, somente cheque especial e aquisição de outros bens tiveram avanço, conforme mostra a tabela abaixo:




 Fonte: Banco Central

Nenhum comentário: