22 de jun. de 2011

BANCOS BRASILEIROS INVESTEM R$ 17,5 BI POR ANO EM TECNOLOGIA

jornal Brasil Econômico 21/06/2011

O Ciab Febraban 2011, congresso e exposição que aconteceu na semana passada em São Paulo, apresentou uma expansão de 20% nas suas dimensões, com 174 estandes contra 124 de sua edição de 2010. Foi a maior edição de sua história e também a que mais apresentou empresas novas tanto para o mercado brasileiro quanto de estreantes do evento da Febraban. "Os bancos vêm investindo em tecnologia uma média R$ 17,5 bilhões por ano, tendo investido R$ 22 bilhões no ano passado. Esse empenho sustentado e contínuo possibilitou a expansão de 121% das contas correntes, que passaram de 63,7 milhões no ano 2000, para 141 milhões em 2010, afirmou o presidente da Febraban, Murilo Portugal, durante a abertura do evento.

Para ele, a implementação de soluções integradas de informática, automação e telecomunicações viabilizou o crescimento de 180% do volume total de transações bancárias, de menos de 20 bilhões no ano 2000, para 55,70 bilhões em 2010, sendo que, deste total, cerca de 80%- ou 44,7 bilhões – foram transacionadas por canais eletrônicos.

Por este motivo ,um dos destaques do Ciab foi o mobile banking, um dos segmentos que mais cresce no Brasil. A própria Febraban registrou que o segmento avançou 72% em 2010 e contabilizou 2,2 milhões de contas de usuários fiéis ao uso e relacionamento bancário por meio de dispositivos móveis. Já institutos e consultorias globais de tecnologia preveem avanços ainda maiores. O IDC informa que a base atual de smartphones ativos no mundo já supera 220 milhões de unidades e o instituto Gartner aposta que as vendas da mais recente geração de tablets chegue a 53 milhões de unidades em 2011.

Relacionamento

O Congresso Ciab Febraban teve a participação de grandes instituições, como o Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, que (entre outros temas) mostraram como estão viabilizando o uso destes novos dispositivos e canais de relacionamento. O Itaú contabilizou mais de 250 mil downloads (dado do início de 2011) de seus aplicativos disponíveis para modelos IPad, IPhone e demais sistemas operacionais dessas plataformas.

O pacote inicial do Itaú oferece acesso à conta, telefones úteis, indicadores de mercado e localização de agências, dispensadores de cheques e caixas eletrônicos (via realidade aumentada). Versões mais completas oferecem também foto e contatos de gerentes, fatura do cartão de crédito com atalho para pagamento e notícias.

O Bradesco registrou mais de 30,2 milhões de transações feitas em dispositivos móveis por parte de 1,2milhão de seus clientes fiéis à sua opções móveis (informação também do início desse ano). O banco oferece 12 diferentes aplicativos para a plataforma iPhone, outros cinco para iPad, da Apple, além de sistemas no código aberto Android. Entre as muitas funções oferecidas, está a mais recente: um leitor de códigos de barras para ser usado com câmera digital dos sistemas Google que não apenas informa o preço, mas realiza o pagamento. Já o Banco do Brasil oferece, entre outras funcionalidades, um gerenciador financeiro para empresas usarem suas plataformas iPhone e iPad, permitindo as principais operações bancárias.

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