28 de jun. de 2011

STARTUP DO VALE DO SILÍCIO LEVA O ULTRASSOM PARA PAGAMENTOS MÓVEIS

portal CardClipping

A Naratte anunciou uma nova forma de explorar os benefícios da tecnologia NFC. Utilizando o alto-falante e o microfone já presentes nos celulares e a tecnologia ultrassônica, é possível fazer transferência segura de dados entre milhões de dispositivos já em uso pelos consumidores.

A nova tecnologia, chamada Zoosh, faz a comunicação em frequências que são inaudíveis aos seres humanos, mas são utilizados na natureza por sapos, golfinhos e outros animais. Com uma atualização via software, o dispositivo passa a estar apto para fazer transferências seguras com tecnologia Zoosh.

A fim de proporcionar uma operação segura e confiável de dados, usando subsistemas existentes de áudio, a Naratte alega ter superado alguns obstáculos de engenharia incrivelmente difíceis. Brett Paulson, co-fundador e CEO da empresa, disse que muitos duvidaram que seria possível. E o momento de mercado não poderia ser melhor para levar o resultado do esforço.

A tecnologia Zoosh da Naratte foi projetada para ser de baixo custo, rápida, segura e confiável. Ela pode ser implantada de imediato, em milhões de dispositivos móveis, incluindo iPhones, Androids, tablets e até celulares sem os recursos de um smartphone. Não é necessária nenhuma conexão de rede e não há problemas de interoperabilidade. Nos pagamentos móveis, a Zoosh pode ser usada com a implementação de técnicas de segurança, como senhas únicas geradas para cada transação.

A tecnologia já está disponível. Parceiros da Naratte estão atualmente integrando a Zoosh em muitas aplicações e ambientes diferentes, incluindo pagamentos de telefone para telefone e de telefone para POS, programas de fidelidade e de cupons eletrônicos. Muitas outras aplicações estão em desenvolvimento, incluindo autenticação instantânea e confiável para Bluetooth e Wi-Fi.

“Early adopters” já estão fazendo coisas incríveis com a Zoosh. Um grande exemplo é a SparkBase, cujo aplicativo de carteira móvel, o PayCloud, habilitado com a Zoosh, ganhou recentemente o ETA '2011 Technology Innovation Award’. "Nossos parceiros estão animados para possibilitar a comunicação em proximidade (near field communication) entre milhões de dispositivos sem ter que esperar até 2015 ou pela adoção de NFC em massa", disse Paulson. Marcas importantes como PayPal, Texas Instruments e Vodafone já manifestaram interesse na tecnologia da Naratte.

A Naratte tem sede em Sunnyvale, Califórnia, foi fundada em maio de 2009 e tem 12 funcionários. A empresa recebeu US$ 5 milhões em financiamento estratégico de um investidor não identificado, e sua tecnologia é sustentada por oito registros de patentes. Para maiores informações, visite o novo site da empresa em www.naratte.com.

Nenhum comentário: