16 de jun. de 2011

BB TRANSFORMA AGÊNCIAS EM PONTOS DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

portal Convergência Digital 15/06/2011 – Fabio Barros

Menos de um mês após a entrada em operação do Compe – processo digital de compensação de cheques – o Banco do Brasil já iniciou a evolução do sistema. Hoje, os cheques recebidos nas agências são encaminhados a uma central do banco para digitalização, e o objetivo é que, no futuro, este processo seja realizado dentro das próprias agências.

O diretor de tecnologia do Banco do Brasil, Gustavo Fosse, apresentou os planos da instituição em um dos painéis do CIAB Febraban, nesta quarta-feira, 15/06. De acordo com o executivo, a proposta de digitalização de documentos descentralizada equivale à implantação do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) pelas oportunidades e benefícios que deve gerar.

Não por acaso, o processo em curso no BB deve se tornar referência no mercado financeiro. Afinal, o banco tem, hoje, 50 milhões de clientes, 7 mil agências, 45 mil terminais de autoatendimento e movimenta cerca de R$ 300 bilhões mensalmente. Fosse lembrou que a instituição responde hoje por 40% dos cheques compensados no País (1,1 bilhão em 2010) e que 93% de suas transações são realizadas eletronicamente.

“Hoje a digitalização dos cheques é feita em uma central do banco, em São Paulo. Neste momento estamos investindo para que este processo seja feito nas agências, que apenas trocará imagens com a central”, disse o executivo, sem revelar os valores envolvidos no projeto.

Uma vez transformadas as 7 mil agências em pontos de coleta de documentos digitais, o banco deverá computar redução de cerca de 40% em custos de transportes aéreos e de 36% em custos de transportes terrestres. “Além disso, deixaremos de emitir 15 mil toneladas de CO2”, diz. Na ponta do cliente, os prazos de compensação – hoje de 3 a 4 dias – cairão para 1 a 2 dias.

Para isso, o BB está conectando todas as suas agências. E o projeto envolve também a aquisição de mais discos para armazenamento e a instalação de micros e scanners de alta performance nas agências. “Esse investimento vai permitir a revisão de diversos processos no banco”, diz.

Na ponta do cliente, a promessa é de mais agilidade e comodidade no atendimento. “Com a certificação digital, no futuro o cliente poderá enviar documentos já digitalizados para o banco, o que vai agilizar muito o atendimento”, explicou.

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