17 de jun. de 2011

EMPRESA PROPÕE IDEIAS INOVADORAS PARA O MOBILE BANKING

portal Teletime 16/06/2011

Estimular a criação de ideias inovadoras foi a iniciativa que a MJV Tecnologia e Inovação definiu para participar d Ciab 2011, que termina nesta sexta-feira, 17, em São Paulo. O tema proposto por ela para discussão foi: "E se banco fosse 100% mobile?". As mais de 180 sugestões criativas coletadas no estande da companhia na feira geraram novas discussões e sugestões, que serão postadas para que os debates tenham continuidade, após o evento, no site (www.crowdbanking.com.br) criado pela empresa.

"Até o fim da feira esperamos receber mais de 500 sugestões, para que os vários aspectos sobre um modelo um banco mobile, para acesso via celular e outros dispositivos móveis", explica Ysmar Vianna, diretor da empresa. Ele diz que ela é especializada no modelo de criação design thinking, cuja premissa básica é pensar sob a ótica do consumidor ou usuário, testar idéias e propor soluções inovadoras.

A MJV também promoveu sua nova plataforma mobile para a criação de aplicativos de SMS, a Brazapp, uma espécie de loja de apps, mas que não é baixada pelo consumidor, que interage com a aplicação diretamente no portal via mensagem de SMS.

A TIM já é parceira do serviço, que conta com mais de 160 opções disponíveis, em dez categorias diferentes. Segundo Vianna, ele entrará no ar em julho, através das operadoras Vivo e Claro, e em breve com a Oi, com a qual a empresa estava negociando.

O modelo de negocio é de revenue share, em que o desenvolvedor recebe uma parte dos R$ 0,31 que o consumidor paga por SMS. "Essa idéia inovadora nasce no Brasil com o objetivo de expandir as possibilidades de uso de SMS, que é ainda pouco explorado como serviço", diz o executivo, cuja expectativa é explorar o mercado de 200 milhões de celulares, a maioria no modelo pré-pago.

De acordo com a empresa, apenas 3% dos usuários acessam a internet por smartphones, sendo que os restantes 97% utilizam o serviço de mensagens de SMS. Até 2013, a expectativa é que o trafego de SMS ultrapasse 10 trilhões de mensagens em todo o mundo.

Para os desenvolvedores interessados, a Brazapp oferece, gratuitamente, o uso da plataforma, bastando a pessoa ou empresa se cadastrar. Depois de passar pelo crivo de conteúdos impróprios, o aplicativo pode ficar no modelo "Labs" para ser endereçado para um grupo restrito (por exemplo, uma agenda de um consultório médico), ou de forma "Pública", depois de homologado, para os consumidores.

A meta é chegar a 5 mil aplicativos no primeiro ano de criação da plataforma, motivo pelo qual a empresa esta fazendo parcerias para aumentar o numero de aplicativos, sejam desenvolvedores, clientes ou financiadores. "A própria TIM está desenvolvendo uma ação junto aos seus funcionários para que eles possam criar aplicações", finaliza Vianna.

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