30 de jun. de 2011

ÁFRICA: FNB REPORTA EXPLOSÃO DE USUÁRIOS DE M-BANKING

portal CardClipping

O First National Bank (FNB) relatou ter visto uma explosão no número de clientes, em toda a África, usando seus serviços móveis durante o ano passado.

A instituição sul-africana disse que suas subsidiárias têm experimentado um grande crescimento de m-banking entre 2010 e 2009, com taxa de 376% na Zâmbia, 277% em Botswana, 204% na Namíbia 204% e 473% na Suazilândia.

Quase dois terços dos seus clientes em Botsuana agora usam o mobile banking; na Namíbia e Zâmbia, o índice está perto de 50% e, na Suazilândia, de 11%.

Juntos, os quatro países realizam 1,2 milhão de transações mensais via celular, no valor aproximado de 122 milhões de rands (cerca de US$ 18 milhões). Até maio de 2012, o banco pretende levar o serviço para um novo mercado, acrescentando Lesotho aos países atendidos.

O serviço de eWallet oferece um método barato e conveniente para fazer a ponte entre o banco e a população que não tem conta bancária. O continente africano, em virtude de ser um dos que mais cresce em mercado de telefonia móvel no mundo, é o ambiente ideal para a inovação, e é com isso que conta o FNB quando investe em serviços de Cellphone Banking e eWallet.

O dinheiro móvel tem obtido sucesso expressivo em muitos países africanos, onde há um grande número de pessoas sem acesso a agências e serviços bancários e onde o acesso à Internet é limitado. No início deste mês, a Visa fez um movimento para aproveitar esse enorme potencial, através da aquisição da Fundamo, empresa sul-africana de tecnologia, especializada em soluções por dispositivos móveis para bancos e operadoras de telefonia celular em economias em desenvolvimento.

Nenhum comentário: