jornal Brasil Econômico 15/06/2011 – Flávia Furlan
Na tentativa de agradar os clientes antigos, os bancos estão se antecipando na adoção de novas regras de cobrança de cartão de crédito para os correntistas com contratos firmados até 31 de maio deste ano. Conforme a resolução 3.910 do Banco Central, as instituições têm prazo até junho de 2012 para alterações a quem já era cliente, mas já valem desde 1º de junho para os novos clientes.
As diretrizes foram editadas em novembro do ano passado pelo BC e, no Banco do Brasil e no Santander, já estão sendo aplicadas aos clientes antigos desde o início deste mês. De acordo com a gerente-executiva da diretoria de cartões do Banco do Brasil, Maria Izabel Gribel, no banco, somente uma mudança não chegou aos clientes antigos, por ser mais vantajosa que a regra atual, referente à tarifa de pagamento de contas em boleto, como mensalidade escolar, no cartão de crédito.
“A nova tarifa é de R$ 15 para o teto de R$ 1 mil no boleto. Para os clientes antigos, que já têm uma estrutura com tarifa percentual, mantivemos isso. Esse é o único ponto que continua para clientes anteriores”, explica Maria Izabel. “No mais, todos os outros benefícios foram oferecidos para antigos e novos.”
Entre as mudanças feitas pelo banco, está a extinção da tarifa para compras no exterior, que era de 2,5% a cada nova aquisição feita pelo cliente lá fora. "Extinguimos a tarifa porque ela não estava dentro daquelas que são permitidas", explica a gerente-executiva.
O Santander também adiantou os ajustes da nova regulamentação de cartões para todos os clientes desde 1º de junho, por acreditar, segundo o diretor de cartões do banco, Cassius Schymura, que as alterações do Banco Central podem agregar valor e aprimorar os produtos e serviços oferecidos, ao trazer maior transparência para o mercado.
"É fundamental o papel da orientação aos usuários dos cartões para que o mercado continue crescendo de forma madura e sustentável", afirma o executivo. O banco reiterou que seu faturamento com meios eletrônicos de pagamento cresceu 24% entre 2009 e 2010, para R$ 14,5 bilhões. No primeiro trimestre deste ano, por sua vez, o crescimento foi de 28,5%.
Mudanças das regras
As regras foram alteradas em função do alto número de reclamações de cobrança indevida em cartões de crédito registradas em todo o país. A ideia do BC é simplificar esse controle, melhorando a relação entre as partes. Desde o início deste mês, os novos clientes devem pagar apenas cinco tarifas e os bancos devem oferecer dois tipos de cartões: básico e diferenciado. A norma estabelece que é permitido cobrar a anuidade, a emissão de segunda via do plástico, a retirada em espécie na função saque, o uso do cartão no pagamento de contas e a avaliação emergencial do limite de crédito.
Na avaliação dos próprios bancos, as mudanças trazem benefícios aos clientes. "Um deles é a criação de um cartão de crédito básico para atender aos clientes que preferem um produto mais barato, sem programas de recompensa ou benefícios adicionais. Outro exemplo é a nova tabela de serviços, que torna mais fácil a comparação dos produtos oferecidos no mercado", ressalta o diretor do Santander.
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