30 de jun. de 2011

DINAMARCA: TELCOS APOSTAM EM PAGAMENTOS VIA NFC E BANCOS COLOCAM FÉ EM SMS

portal CardClipping

Um grupo de quatro operadoras dinamarquesas de redes de telefonia móvel se uniram para desenvolver uma plataforma comum para pagamentos via celular, com tecnologia NFC.

Telia Denmark, TDC, Telenor Denmark e 3 Denmark formaram uma empresa para desenvolver em conjunto uma plataforma de carteira móvel, na tentativa de substituir o uso de cartões e do dinheiro.

O sistema tornará mais fácil e seguro a realização de pagamentos sem contato, independentemente da operadora que o cliente utiliza, e vai assegurar uma transição suave se as pessoas mudam de empresa de telefonia, dizem os parceiros.

Os aparelhos habilitados com cartões NFC SIM devem chegar ao mercado no final de setembro e a aposta é que a carteira digital estará plenamente adotada em poucos anos.

O projeto dinamarquês segue um modelo semelhante ao adotado por empresas de telecomunicações nos EUA (consórcio Isis) e no Reino Unido (parceria entre Everything Everywhere, Telefónica e Vodafone).

Enquanto isso, os bancos da Dinamarca também trabalham juntos mas em um tipo diferente de sistema de pagamentos móveis, usando mensagens de texto. O serviço BankSMS deve ser lançado ainda este ano, permitindo que os usuários iniciem a compra de bilhetes de transporte através do envio de uma mensagem de texto com um código de produto. O comprador, então, recebe uma mensagem descrevendo o bilhete solicitado e seu custo antes de concluir a compra, respondendo "sim". O bilhete é então enviado através de texto e os custos debitados de uma conta bancária relacionada.

Os bancos alegam que o sistema SMS oferece um modelo viável e universal, que todos os consumidores podem usar na ausência de infraestrutura existentes para NFC.

Nenhum comentário: