17 de jun. de 2011

BANCOS EUROPEUS PRONTOS PARA QUEBRAR O DUOPÓLIO VISA/MASTERCARD

Um grupo de 24 bancos europeus, planejando estabelecer uma rede de cartões para competir com Visa e MasterCard, foi chamado à Comissão Europeia para prestar esclarecimentos sobre o nível das taxas multilaterais de intercâmbio a ser aplicado na Sepa (Single Euro Payments Area).

Há três anos de sua constituição, o consórcio bancário Monnet agora é composto por 24 bancos de sete países europeus. Outros sistemas pan-europeus de cartões, como a Euro Alliance of Payment Schemes (Eaps) e a PayFair também têm elaborado planos de criar uma alternativa de sistema de cartão para a Sepa, com vistas a livrarem-se do duopólio exercido por Visa e MasterCard.

Os desafiantes ganharam o apoio do Banco Central Europeu, que tem apelado constantemente à Comissão para que elabore uma regulamentação firme sobre o nível das taxas multilaterais de intercâmbio que pode ser cobrados pelos prestadores.

Bancos que apoiam o projeto alegam que o sistema de cartões do Monnet seria o veículo ideal para a inovação de serviços como pagamentos eletrônicos, pagamentos móveis e pagamentos sem contato, para todos os portadores de cartão na Europa.

Após sete meses de estudo de viabilidade, os bancos participantes se dizem prontos para lançar o cartão Monnet, mas apenas sob certas condições. Georges Pauget, presidente do projeto Monnet, diz que a incerteza em relação ao nível da taxa multilateral de intercâmbio continua a ser o principal obstáculo ao investimento dos bancos.

"A viabilidade foi estudada e identificamos a maneira de estabelecer o Monnet. Mas qualquer passo seguinte é impossível sem um modelo de negócios claro e de longa duração em relação ao intercâmbio na Europa", diz ele. "Gostaríamos de ter respostas concretas às nossas perguntas através de um diálogo construtivo com a Comissão Europeia. Se os bancos não tiverem uma perspectiva clara do lado das receitas, não será possível seguir em frente."

Nenhum comentário: