30 de jun. de 2011

CIDADE DE DEUS VAI TER MOEDA PRÓPRIA

jornal O Dia 29/06/2011 - Aurélio Gimenez

A Cidade de Deus será o primeiro bairro do Rio a ter moeda e banco próprios para a comercialização de mercadorias e empréstimos para microempreendedores. A nova cédula, o CDD, começa a circular em agosto. O Banco Comunitário da Cidade de Deus é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio em parceria com os moradores e comerciantes da localidade. Haverá moedas no valor de 50 centavos, 1, 2, 5 e 10 CDDs.

As pessoas vão usar o dinheiro na compra de produtos, com desconto, em média, de 20% sobre o valor de face do Real. O banco poderá fornecer empréstimos a moradores e a microempreendedores, que investirem em seus negócios.

“O foco é gerar desenvolvimento, emprego e renda dentro da própria comunidade”, diz o subsecretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, Vinicius Assumpção.

O Comitê Gestor, formado por moradores da Cidade de Deus, tem que definir agora os valores dos empréstimos, os prazos de pagamento e quem terá direito aos benefícios. A experiência baseia-se no primeiro banco comunitário, criado em 1998 no conjunto habitacional Palmas, em Fortaleza, no Ceará.

De lá para cá, já são 52 modelos no País, inclusive a moeda Saracura, que começa a circular em setembro no bairro de Saracuruna, em Duque de Caxias, como antecipou O DIA no último domingo.

Nenhum comentário: