30 de jun. de 2011

SERVIÇOS FINANCEIROS MÓVEIS PARA BANCARIZAÇÃO

portal CardClipping

Os serviços financeiros móveis têm o potencial de reduzir o número de pessoas sem serviços bancários em países em desenvolvimento em até um quinto e aumentar o PIB em 5% dentro de dez anos, de acordo com um estudo encomendado pelo Grupo Telenor, com sede na Noruega, e que possue operações de telefonia celular em 11 países na Europa e Ásia, somando mais de 120 milhões de assinantes.

Segundo a pesquisa, realizada pelo Boston Consulting Group, existem mais de 2,5 bilhão de adultos no mundo em desenvolvimento que não possuem conta bancária - 72% da população. No entanto, o mesmo número têm telefones celulares, proporcionando uma oportunidade de levar os serviços financeiros para cerca de dois bilhões.

O estudo se concentra em cinco países - Paquistão, Índia, Bangladesh, Sérvia e Malysia -, concluindo que os serviços de m-money impulsionarão a inclusão financeira, aumentarão o crescimento econômico, criarão empregos e ajudarão os mais pobres na sociedade.

O levantamento estima que os serviços financeiros móveis poderiam reduzir em 20%, até 2020, o número de desbancarizados no Paquistão; na Índia, o número de pessoas com contas formais de poupança poderia aumentar em 142 milhões e, em Bangladesh, as receitas fiscais poderiam crescer US$ 500 milhões. Na Sérvia, a tecnologia poderia criar 23 mil novos empregos, enquanto na Malásia a desigualdade econômica poderia ser reduzida em 5%, tornando-se equivalente a do Canadá hoje.

Para maiores informações sobre o estudo acesse http://www.finextra.com/finextra-downloads/newsdocs/telenor-bcgmobilereport.pdf

Nenhum comentário: