10 de jun. de 2011

MARCAS BRASILEIRAS ESTÃO 18% MAIS VALIOSAS

portal Meio&Mensagem 09/06/2011 - Janaina Langsdorff

Itaú, Bradesco, Petrobras e Banco do Brasil formam o “Quarteto Fantástico” de marcas brasileiras que encontram nos quadrinhos da Marvel a inspiração para ilustrar o poder de repetir pelo segundo ano consecutivo a liderança no ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil, realizado anualmente pela Interbrand. A Skol vem logo em seguida, no quinto lugar, avaliada em R$ 7,27 bilhões, o que significa uma elevação de 10% com relação ao ano passado.

De acordo com o estudo, o Itaú vale R$ 24,29 bilhões, 18% mais do que em 2010. Já o Bradesco alcançou R$ 13,63 bilhões, uma alta de 10%. Petrobras e Banco do Brasil estão muito próximos, avaliados em R$ 11,6 bilhões (alta de 7%) e R$ 11,3 bilhões (alta de 8%), respectivamente. Economia aquecida, fonte de atração para fusões e aquisições e amadurecimento são alguns dos fatores que caracterizam o poder dessas marcas. “Os bancos são os principais candidatos a iniciar o processo de globalização das marcas brasileiras”, frisa Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand Brasil.

Juntas, as cinco primeiras marcas concentram quase 75% dos R$ 92 bilhões em valor de marca totalizados pelo ranking. “As marcas estão cerca de 18% mais valiosas esse ano”, calcula Pinedo. Um forte indicativo para essa expressiva valorização pode ser comprovado com a análise de desempenho da Hering, última colocada no ranking, com valor de R$ 209 milhões, uma elevação de 41,62% se comparada à vigésima quinta empresa listada em 2010, que foi avaliada em R$ 87 milhões.

O estudo desse ano destaca o retorno da Vale, que ficou em oitavo lugar, com valor de R$ 2,65 bilhões, ante os R$ 3,1 bilhões registrados em 2009, última aparição da empresa no estudo. A ausência da marca no ranking do ano passado se deve aos reflexos da crise mundial iniciada no fim de 2008, que impactou diretamente as exportações e as commodities. “Mas a empresa apresentou uma forte recuperação e retomou o seu lugar de direito”, comenta Pinedo. Outro diferencial do estudo é a participação inédita das marcas Cielo (14º), Caixa Econômica Federal (16º), Extra (19º), Casas Bahia (20º), Pão de Açúcar (22º) e Ponto Frio (24º). A revelação do estudo fica por conta da área de varejo, reconhecido pela autenticidade no estilo de gestão.

Cidadania Corporativa

Somente 2% das decisões de compra são influenciadas por ações ligadas à responsabilidade social. Essa é a principal conclusão de um estudo sobre cidadania corporativa, que fortalece a importância do ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil, alertando para a importância desse tipo de iniciativa para continuar mantendo o valor da marca. Realizada pela Interbrand em parceria com a Hall & Partners, a pesquisa entrevistou 5.527 consumidores e 1.861 compradores em 6 países.

Confira, a seguir, o ranking das 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2011:

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