boletim IDG Now! 17/06/2008 - Daniela Moreira
A Visa e o Banco Bradesco lançam nesta terça-feira (17/06) um piloto com a tecnologia de pagamento em contato Visa payWave nas lojas da rede Starbucks em São Paulo.
A tecnologia permite fazer pagamentos apenas encostando o cartão no leitor, o que reduz o tempo de transação e diminui as filas em até 23%, segundo dados da Visa.
“É um ganho substancial, especialmente para redes de fast food”, explica Wanderley Barreto, diretor executivo de soluções em negócios da VisaNet, braço de relacionamento da Visa com estabelecimentos comerciais.
No piloto, os cartões terão um crédito de até 100 reais, que pode ser utilizado em uma ou múltipla transações. Cada vez que o usuário faz uma transação de contato - na maquina tradicional - o limite é restabelecido e o débito acumulado é transferido para a fatura do cartão de crédito.
Segundo Barreto, o piloto - restrito a usuários convidados, por enquanto - deve ser ampliado a praças de alimentação de shoppings no prazo de até seis meses. A data de lançamento comercial será definida a partir dos resultados do piloto, de acordo com o executivo.
De acordo com Marcelo Noronha, diretor geral do Bradesco Cartões, foram fornecidos 1 mil cartões para o piloto e a expectativa é chegar a 3 mil cartões fornecidos em 6 meses. A Gemalto é fornecedora dos cartões e equipamentos de leitura.
Outros bancos já manifestaram interesse na tecnologia, mas ainda não há acordos fechados, segundo Barreto. O sistema também poderá ser incorporado a cartões de alimentação, como o Visa Vale, revelou o executivo.
A funcionalidade Visa payWave funciona a partir de uma antena instalada no terminal de pagamento e outra embutida no próprio cartão, e garante a troca segura de dados por rádio freqüência, segundo a Visa.
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