23 de jun. de 2008

MERCADO DE CARTÕES SE PREPARA PARA A CHEGADA DA TECNOLOGIA SEM CONTATO

boletim InfoMoney 17/06/2008 - Flávia Furlan Nunes

O mercado de cartões se prepara para a chegada de uma nova tecnologia no Brasil: a contactless, termo em inglês para "sem contato". Presente em 12 países* da Europa e Ásia, além dos Estados Unidos, ela será testada em um projeto piloto na cidade de São Paulo, por iniciativa da Visa.

Com a nova tecnologia, o usuário do cartão não precisará digitar senhas ou usar a tarja magnética para realizar a compra. Basta encostar o cartão em um dispositivo que estará disponível nas lojas. "Agrega mais praticidade e agilidade às transações", disse o vice-presidente de produtos da Visa no Brasil, Eduardo Chedid, durante o lançamento do projeto piloto, nesta terça-feira (17).

Para se ter uma idéia da agilidade, um pagamento com cartão que dura de 20 a 30 segundos poderá ser feito em 1 segundo. "As filas em estabelecimentos comerciais poderão ser reduzidas em até 23%", completa Chedid.

Como funciona?

O usuário poderá usar a tecnologia contactless em seu próprio cartão de crédito ou débito. Pagará a anuidade deste plástico e receberá o extrato, no caso do crédito, com os gastos que realizou. "Não haverá mais ônus ao consumidor", prometeu o diretor geral do Bradesco Cartões, Marcelo Noronha. A impressão do comprovante de pagamento ao comprador é opcional.

Para garantir mais segurança, a idéia é que se limite um total de gastos para que, acima disso, a senha seja exigida. Por exemplo: depois de gastar R$ 100 em contactless, sem prazo, o usuário terá que fazer o pagamento de maneira tradicional, com a senha. Desta forma, a cada R$ 100 gastos, a pessoa terá que colocar o código, o que limita a perda de dinheiro em caso de roubo. No caso de extravio, o ônus ficará com o banco.
É assim que funcionará no projeto piloto que entrará em vigor. "Os R$ 100 foram estabelecidos no piloto como parâmetro, porque achamos ser suficiente para pequenas compras", disse Chadid.

Projeto piloto

O projeto piloto para implementação da tecnologia será realizado durante seis meses com 3 mil clientes do banco Bradesco, parceiro da Visa neste projeto. O cartão Visa payWave poderá ser usado, neste primeiro momento de experimentação, nas lojas Starbucks do País. A Companhia Brasileira de Meios de Pagamento (VisaNet Brasil) será responsável pela implementação.

Depois deste projeto, serão analisados os resultados para implementação da tecnologia em todo o País, sem prazo determinado. O foco são os estabelecimentos comerciais onde há muita fila. O Bradesco será o primeiro banco a participar do projeto, mas a Visa acredita que outras instituições irão aderir ao contactless.
(*) Além dos EUA, a tecnologia já existe nos seguintes países: Taiwan, Malásia, Coréia, Cingapura, Hong Kong, Tailândia, Reino Unido, França, Suíça, Turquia, Canadá e Guatemala.

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