Jornal do Commercio Brasil 17/06/2008 - Daniel Cúrio
A ATP, líder em processamento de documentos bancários do país, pretende investir R$ 52,5 milhões até o final do próximo ano na ampliação de sua rede de caixas de atendimento automático. Os recursos serão destinados também a novo tipo de terminal de auto-atendimento e soluções móveis: serão 50 salas de multiserviço, que oferecerão mais do que as operações tradicionais dos caixas automáticos, com investimento de R$ 12,5 milhões.
De acordo com o diretor Comercial e de Marketing da ATP, César Franceschi, os recursos destinados especificamente aos novos caixas da Rede Verde-Amarela (RVA) devem chegar a R$ 40 milhões.
"Vamos instalar 50 novos pontos de atendimento automático e mais mil devem ser criados até o final do próximo ano", disse o diretor.
A RVA é composta de caixas eletrônicos, instalados fora do espaço físico dos bancos, em geral shopping centers, supermercados e farmácias, entre outros.
As instituições conveniadas pagam à ATP apenas uma taxa sobre cada transação, que varia de acordo com o porte do banco. A rede é usada por instituições que preferem não colocar caixa próprio em determinados locais cujo custo não compensa.
"Atualmente a rede é integrada por 15 bancos, entre os quais Santander, Nossa Caixa, Banrisul e outros menores, de alcance mais regional. Esperamos que até o final deste ano, o número de clientes suba para 25, com o acréscimo de instituições pequenas em busca de mais capilaridade", disse ele.
A empresa está apostando nas salas de multiserviço, que, de acordo com Franceschi, são exclusivas da ATP.
"Elas não existem nem em outros países. Além das funções tradicionais, como saque, saldo, extrato e pagamento, os clientes terão a opção de depositar sem a necessidade de envelope. Com isso, o montante vai imediatamente para a conta, evitando a conferência posterior do valor. Mais tarde, os usuários poderão fazer check in em hotéis e comprar passagens aéreas", explicou.
controle remoto. Os usuários da RVA poderão utilizar também o handbank, que será acessado por meio do controle remoto de equipamentos de TV digital. Segundo o executivo, atualmente, poucos bancos utilizam o serviço de handbank. Ele acrescentou que o fator limitante é o equipamento que permite a conversão do sinal digital, pois nem todos são compatíveis com a tecnologia utilizada para transmitir os dados do handbank.
"Estamos buscando parcerias com os fabricantes dos equipamentos para que a solução esteja disponível para maior número de clientes bancários. Acredito que dentro de 90 dias os clientes começarão a usá-lo", afirmou ele.O serviço estará disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde a TV digital está mais desenvolvida.
Os usuários poderão consultar saldo e extrato, pagar contas e recarregar celulares pré-pagos. Em breve, também estará disponível o serviço de transferência de dinheiro. Em cerca de dois meses, também haverá serviços por meio de telefones celulares.
"As transações serão semelhantes às do handbank. O serviço estará disponível em aproximadamente 60 dias, pois estamos resolvendo algumas questões de contrato", concluiu o diretor.
A ATP possui 10 mil pontos de atendimento e 35 mil terminais interligados. Atende 13 milhões de clientes de bancos como Banco do Nordeste, Banestes, BESC, Santander, Banpará, BEP, Banrisul, Banese, Lemon Bank, BRB, Nossa Caixa, Mercantil, Sicredi e Santander.
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