15 de jun. de 2008

'BAIXA RENDA' PUXA CRESCIMENTO DO MERCADO DE CARTÕES DE CRÉDITO

portal G1 11/06/2008


O mercado de cartões de crédito deve fechar o primeiro semestre de 2008 com faturamento de R$ 101,6 bilhões, uma marca histórica, com o impulso do Dia dos Namorados. Segundo pesquisa da Itaucard, o maior crescimento do cartão de crédito está na baixa renda - pessoas com ganhos mensais inferiores a R$ 1.499.

O uso do meio de pagamento por esses consumidores cresceu 142% nos últimos cinco anos, em comparação à alta de 85% nas demais faixas de renda. Entre 2003 e 2008, foram emitidos 31 milhões de cartões para usuários com renda até R$ 1.499, enquanto para as demais rendas foram emitidas 15 milhões de unidades.

Dia-a-dia

O uso mais freqüente em compras do dia-a-dia e a quantidade superior de cartões emitidos no período explica a aproximação da participação das classes C e D no faturamento total do mercado de cartões.

Enquanto em 2003 a diferença entre a baixa renda e as demais rendas era de 17,8 pontos percentuais, com participação de 41,1% e 58,9%, respectivamente, no ano passado este número já havia caído para 4,4 pontos, com 47,8% e 52,2%, respectivamente.

Análise

Segundo entrevistas realizadas em diversas regiões do país, o cartão de crédito oferece a possibilidade de aproveitar compras de oportunidade e aproveitar promoções. “O cartão passou a ser visto como um facilitador do crédito, um instrumento que dá a liberdade de escolher onde comprar e como pagar”, diz Fernando Chacon, diretor de marketing de cartões do Banco Itaú.

Entre os ramos que registram maior volume de gastos com cartões de crédito entre a baixa renda encontram-se as lojas de departamento e vestuário, concentrando 23% do consumo, contra 21,8% da média nacional, e supermercados, com 21,7%, contra 17,1% do consumo das demais faixas de renda.

Nenhum comentário: