portal G1 03/06/2008
As vendas de carro por leasing ou financiamento (CDC) ultrapassou a marca de R$ 123 bilhões nos primeiros quatro meses do ano representando 66% do total comercializado no período. Ou seja, de cada três carros, um é comprado à vista e os outros dois são financiados ou adquiridos por leasing. Os números foram divulgados nesta terça-feira pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).
"A estabilidade da economia brasileira faz com que o consumidor se sinta mais seguro para adquirir um automóvel a prazo", ressalta Luiz Montenegro, presidente da Anef.
"Quem já possui um carro, muitas vezes busca o financiamento para comprar um modelo novo ou mais equipado. Já quem não o possui, tem a oportunidade de ter o primeiro automóvel."
A associação alerta para que o consumidor não comprometa mais do que 30% de sua renda líquida mensal com o financiamento na hora de comprar o carro.
Os negócios com leasing representaram um crescimento de 124,1% no quadrimestre em relação ao mesmo período de 2007, passando de R$ 14,4 bilhões para R$ 38,9 bilhões. Já o crédito direto ao consumidor (CDC) aumentou 23,3%, de R$ 68,3 bilhões para R$ 84,2 bilhões no primeiro quadrimestre de 2008.
Os planos máximos de financiamento se mantêm em 72 meses, com média de 42 meses. No primeiro quadrimestre de 2007, os planos máximos permaneciam em 72 meses, enquanto os planos médios eram de 39 meses.
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