jornal Gazeta Mercantil 13/06/2008 - Gustavo Viana
Uma nova forma de marketing direto acaba de desembarcar no Brasil: a comunicação trans-promocional (TransPromo), que consiste em fazer propaganda nos documentos transacionais (extratos, carnês, faturas de cartão, boletos de cobrança e outros).
O investimento para trazer essa nova mídia ao País será de R$ 10 milhões, com recursos da BMK e da Print Laser, empresas do segmento de impressão de segurança que já trabalham para instituições financeiras. A maior parte do aporte será empregada na compra de máquinas e equipamentos. Outras duas empresas estão no projeto, a suíça GMC (software) e a multinacional HP. As quatro desenvolveram o TransPromo Mídia Institute, entidade criada para disseminar a comunicação "trans-promocional".
No TransPromo as campanhas são personalizadas para cada destinatário. "Vamos saber o perfil do cliente, do que ele gosta e mandar uma propaganda personalizada. Os bancos tem esses dados", diz o presidente da BMK, Eduardo Conde, que era diretor financeiro e pertence à família que detinha o banco BCN, vendido para o Bradesco em 1997. Ele acredita que a propaganda - impressa no entorno dos dados bancários, na mesma folha - não deverá incomodar as pessoas, uma vez que serão de produtos e serviços que interessam as pessoas.
Conde diz que a nova mídia - já disseminada nos EUA, Europa, Japão e México - é mais eficaz que a mala direta, que tem uma taxa de retorno de 1%. Já a Promos tem uma taxa de retorno de 20%. Um das vantagens do documento transacional é o fato de ser uma correspondência regularmente aguardada pelo consumidor. "As pessoas ficam olhando as contas por cerca de 55 segundos". O TransPromo Mídia Institute já está em contato com os bancos, entre eles Alfa, Bradesco e Itaú, e o próximo passo será fazer uma pesquisa de mercado para saber o potencial de negócios. O instituto prevê uma explosão do mercado mundial de TransPromo com o uso crescente de cores digitais na impressão de documentos transacionais. A produção de TransPromo em full color digital na América do Norte foi de 1,62 bilhão de imagens em 2006, volume que poderá atingir 21,72 bilhões de imagens até 2010, de acordo com dados da InfoTrends.
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