29 de jun. de 2008

CARTÕES DE CRÉDITO PAGAM 71,6% DAS COMPRAS ON-LINE NA AL

portal Partner Report 26/06/2008 - Heloisa Valente

O comércio eletrônico caminha a passos largos na América Latina e Caribe. No ano passado, a movimentação do e-commerce foi de US$ 10,9 bilhões na região. O Brasil é destaque neste campo e responde por 45% deste total. O cartão de crédito é o meio preferido de pagamento dos internautas na região, respondendo por 71,6% de participação. Em seguida aparecem o cartão de débito (9,5%), a contra-entrega (8,3%) e o depósito bancário (8%). Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela América Economia Intelligence (AEI) em parceria com a Visa Inc. América Latina e Caribe.

Nos últimos dois anos, o e-Commerce registrou crescimento de 121%, empurrando as projeções de 2008 para a casa dos US$ 16 bilhões em movimentação. Para 2010, estima-se chegar perto dos US$ 30 bilhões. A explicação para este mercado promissor encontra-se basicamente no auge das economias da América Latina, que há vários anos vêm se expandindo a taxas de crescimento superiores a 5%. Esta inclinação econômica favorável deve ser acrescentada com o advento das novas tecnologias.

Entre 2005/07, os assinantes de telefonia móvel na América Latina aumentaram 35%, os usuários de Internet 48%, as conexões de banda larga 101%. Além disso, os portadores de cartões de crédito superam os 156 milhões na região. As perspectivas da indústria apontam que a preferência pelos cartões de crédito dentro do total dos pagamentos realizados no comércio eletrônico continuará crescendo.

“O incremento do comércio on-line tem dado aos consumidores na América Latina acesso a produtos e serviços. Os benefícios como conveniência e segurança proporcionada pelos cartões no mundo cibernético são altamente valorizados e o crescimento é comprovado", ressalta José María Ayuso, vice-presidente executivo de Produtos da Visa Inc. América Latina e Caribe.

Tanto a cultura plástico-digital quanto o crescimento econômico e a maior disponibilidade de banda larga têm sustentado a liderança do Brasil em e-commerce na região. Enquanto em 2005 eram 68 milhões de cartões de crédito bancários nas mãos dos brasileiros, em 2007, estima-se que eles tenham passado dos 87 milhões, um acréscimo de 28%.

Os caixas eletrônicos aumentaram sua presença em 10%, os computadores em 25% e a disponibilidade de telefones móveis passou de 86,2 milhões para 109,9 milhões no período. Os celulares estão presentes em 58,1% da população, o que significa um aumento de 24% entre 2005/07. Neste intervalo de 2 anos, a renda per capita (em dólares) dos brasileiros ficou 43% maior.

Por todos estes dados, o estudo mostra que o Brasil é o mais robusto mercado de comércio eletrônico da região. Esta expansão, sugere o estudo, também é fruto de uma forte aliança entre varejistas, provedores de tecnologia, bancos e agências de governo que atuam, desde 2001, promovendo iniciativas para fortalecer a oferta de bens e serviços aos consumidores.

* Com informações da assessoria de imprensa da Visa do Brasil


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