jornal Valor Econômico 02/06/2008 - Altamiro Silva Junior
Em meio à preparação para a abertura de capital, algumas mudanças começaram a ocorrer na Visanet, empresa que credencia estabelecimentos comerciais para os cartões Visa. Na tarde de sexta-feira, o presidente da empresa, Antonio Luiz Rios, deixou a companhia após quatro anos no comando. O substituto de Rios ainda não foi definido.
A Visanet tem uma rede de 1,2 milhão de pontos cadastrados em todas as partes do país. Segundo o Valor apurou, a decisão pegou o mercado e os executivos da Visanet de surpresa.
Os maiores acionistas da Visanet são o Banco do Brasil e o Bradesco, que já anunciaram em diversas ocasiões os planos de abertura de capital da empresa. A expectativa é que ocorra no segundo semestre.
No ano passado, a Redecard, que credencia estabelecimentos para a MasterCard e é concorrente direta da Visanet, abriu o capital na bolsa em uma das maiores operações já feitas no país. O lançamento de ações movimentou R$ 4,6 bilhões e teve demanda muito superior à oferta.
A Redecard trocou o presidente em fevereiro. Anastácio Ramos deixou o comando da companhia e foi para o conselho. Para seu lugar, foi contratado o carioca Roberto Medeiros, vindo da Telefônica Empresas. Em conversa com o Valor, na semana passada, o executivo falou que o setor de telefonia e o de meios de pagamento estão cada vez mais em confluência e exigem tecnologia e serviços de ponta.
As máquinas leitoras dos cartões, conta Medeiros, estão deixando de fazer apenas esta função e expandindo seus serviços. Hoje, fazem recarga de celular, recebem contas, fazem parcelamentos (com ou sem juros) e aceitam vales alimentação ou refeição. "A Redecard vem batendo recordes mensais de credenciamento de novos estabelecimentos." Segundo ele, o setor médico e os dentistas são o próximo alvo da companhia.
Em meio ao forte crescimento do setor de cartões, na casa dos 20% ao ano, o Brasil compra por ano cerca de 300 mil leitoras de cartões. Este número equivale a todo o mercado mexicano. Ou seja, o país cresce um México por ano. Por este motivo, o IPO da Visanet é um dos mais aguardados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário