boletim TI Inside 12/06/2008
Apesar de o projeto da TV digital estar atrasado devido a indefinições técnicas aliadas à baixa venda de conversores de sinal digital (set-top box), os bancos brasileiros consideram que existe uma grande potencial de mercado para oferecer serviços bancários, como um novo canal de atendimento aos clientes.
No Ciab 2008, que começou nesta quarta-feira (11/6) em São Paulo, foram apresentadas duas propostas para os serviços bancários na TV digital.
O Banco do Brasil mostrou detalhes do projeto que pretende colocar no ar até o fim do ano usando o midlleware Ginga, software intermediário que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV digital; e a ATP, fornecedora de soluções e serviços de tecnologia bancária, apresentou o HandBank, adotado pelo Lemon Bank e Banestes (ES), que fazem parte da Rede Verde- Amarela (RVA), que utiliza o padrão GEN europeu no set-top-box.
Segundo José Luis Prola Salinas, vice-presidente de TI e logística do Banco do Brasil, o projeto prevê a interatividade total, com segurança, para não só fornecer informações aos correntistas, mas também a possibilidade de ele fazer a compra de produtos oferecidos, por exemplo, por canais de venda direta pela TV.
O projeto do BB prevê o uso da tecnologia de gerador de carrossel, que envia aplicativos interativos, ou de set-top box, que pode ter o aplicativo carregado num disco rígido ou num pen drive. O banco vai oferecer também serviços usando a plataforma de IPTV.
Apesar de ainda não tem um modelo de negócio definido com as operadoras, Salinas reconhece o potencial que a televisão tem para promover a bancarização entre todas as camadas sociais.
Banco no controle remoto
ATP está lançando o primeiro produto brasileiro voltado para os bancos conveniados à Rede Verde-Amarela. Trata-se do HandBank, que coloca o banco no controle remoto da tevê digital dos clientes. Com essa iniciativa, a ATP será a primeira rede compartilhada do país, e a segunda do mundo, a oferecer esse serviço.
Os serviços bancários realizados pelo controle remoto se utilizarão dos padrões de segurança já utilizados na RVA. Será possível oferecer serviços de pagamento de contas, saldo, extrato e transações com valor agregado (arrecadação e recarga de celular, dentre outros) utilizando a interatividade da TV digital, além da integração com as soluções de correspondentes bancários, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário