5 de jun. de 2008

LEONEL ANDRADE DEVE PRESIDIR A CREDICARD CITI

jornal Valor Econômico 04/06/2008 - Altamiro Silva Junior


Com crescimento acima de 20% ao ano há mais de cinco anos, o setor de cartões está em ebulição. Mais uma empresa do segmento passa por mudanças. Desta vez é a Credicard Citi, a administradora de cartões do Citigroup. A principal mudança é a troca no comando da empresa. Quem deve assumir o cargo é Leonel Andrade, que veio para o grupo para cuidar da financeira, a Citifinancial.

Com a mudança, Hector Nevarez, que veio de Miami em maio de 2006 para cuidar das operações da Credicard Citi após a cisão com o Itaú, deve voltar para os EUA. Procurada pelo Valor, a Credicard não se pronunciou.

Esta é a segunda passagem de Nevarez pela Credicard. A primeiro foi há alguns anos, quando a administradora de cartões ainda tinha como sócios, além do Citi, o Itaú e o Unibanco. O sucessor dele foi Roberto Lima, que saiu antes da cisão e hoje está na operadora de telefonia Vivo.

Já Andrade trabalhava antes na Losango, uma das maiores financeiras do país. Foi para a Citifinancial no final de 2006. Segundo fontes do mercado, com a mudança, a financeira deve ganhar importância dentro da estratégia da Credicard de crescer em segmentos de menor renda.

A Credicard é uma das que mais cresce no mercado de cartões. Quando o Citi comprou a marca do Itaú, em dezembro de 2006, por R$ 280 milhões, a base era de 4 milhões de plásticos. Atualmente, está em 6 milhões. Uma das razões pelo aumento dos plásticos foi a estratégia de buscar não clientes.

A base deve crescer ainda mais. No final de abril, a Credicard Citi anunciou uma parceria com a Shell para o lançamento de um cartão. As estimativas são da emissão de um milhões de plásticos em três anos.

Uma das estratégias de Nevarez foi explorar não só a baixa renda, mas vários segmentos. Assim, jovens, universitários e a elite da alta renda passaram a ter produtos exclusivos. O Citigroup é o maior emissor de cartões do mundo, com mais de 150 milhões de plásticos. O mercado brasileiro inteiro tem 90 milhões de cartões de crédito.

O setor de cartões passa por um momento de mudanças de executivos em várias empresas. Na semana passada, a Visanet (que credencia os estabelecimentos para a Visa) trocou o presidente. No início do ano, a Redecard fez o mesmo. No final de 2007 foi a própria Visa quem mudou de presidente, depois da saída de Eduardo Gentil, que foi para um banco de investimento.

Um comentário:

malu disse...

MEU COMENTÁRIO É PARA LHE PARABENIZAR PELO CARGO!!! MAS, TAMBEM PEDIR, IMPLORAR QUE ME CONCCEDAM "CARTÃO EMOÇÕES"!!! TENHO 3 CARTÃO DE CREDITO!!! ITAU, CX. ECONOMICA , HIPERCARD E EU SÓ QUERIA TER O CARTÃO DO HOMEM QUE EU AMO, SEMPRE AMEI!! CARAMBA JA ENVIEI 4 PROPOSTA, JA RECEBI E RESPONDI EMAIL E ATÉ AGORA NÃO TIVE SUSESSO!!! O SR SABE O QUE É AMAR ALGUEM QUE CHEGA A DOER O CORAÇÃO?? É POR AMOR AO MEU REI!! CARINHOS!!