15 de jun. de 2008

CARTÃO BANCÁRIO SEM CONTATO QUE PODE SER USADO NO TRANSPORTE PÚBLICO SERÁ APRESENTADO NO CIAB FEBRABAN

portal Fator Brasil 11/06/2008


Em novembro do ano passado, um banco inglês lançou seu cartão de débito e crédito baseado na tecnologia contactless. O cartão, que faz algumas operações bancárias sem necessitar ser introduzido em maquinas leitoras, também pode ser utilizado como cartão de transporte na Inglaterra. A Gemalto, responsável pela implantação do projeto, apresenta este case no dia 11 de junho, às 14 horas, no CIAB Febraban – maior congresso e exposição de Tecnologia da Informação (TI) do setor financeiro da América Latina.

O projeto foi coordenado pela diretora de Produtos Contactless da Gemalto, Emilie Tornaund, que também será responsável pela apresentação da palestra no Brasil. De acordo com a executiva, o banco já conta, atualmente, com 4 milhões de cartões que permitem operações sem contato, dentro do universo de 11 milhões de cartões da instituição em circulação. Atualmente, é possível utilizar o plástico para comprar bilhetes de metrô, validar a passagem em ônibus, sacar dinheiro e fazer compras.

A expectativa é de que, no Brasil, um projeto parecido seja implantado ainda este ano com uma instituição financeira em parceria com a Gemalto. Como as transações sem contato são realizadas off-line, os custos de bancos e operadoras de cartões com a transmissão de dados nas redes apresentam redução. A tecnologia sem contato também garante mais liberdade para o usuário.

O cartão contactless usa um chip com transmissor de rádio conhecido por RFID. É ele quem estabelece a comunicação com um aparelho de leitura, não exigindo a inserção do cartão nestas máquinas. Segundo dados do instituto de pesquisas tecnológicas ABI Research, a demanda mundial por equipamentos que lêem cartões contactless deve passar de US$ 260 milhões para mais de US$ 1 bilhão em 2012, levando-se em consideração o período 2007-2012.

Perfil da Gemalto - A Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) é líder em segurança digital, com receita anual pro forma de mais de 1,6 bilhão de euros em 2007, mais de 85 escritórios em 40 países e cerca de 10.000 funcionários, incluindo 1.300 engenheiros na área de pesquisa e desenvolvimento.

Em um mundo onde a revolução digital vem cada vez mais transformando nossa vida, as soluções da Gemalto são projetadas para tornar mais práticas, seguras e agradáveis as interações digitais pessoais.

A Gemalto fornece soluções de segurança digital de ponta a ponta, desde o desenvolvimento de softwares, passando pelo design e produção de dispositivos de segurança pessoal como cartões inteligentes, SIMs, e-passaportes e tokens, até a implantação de serviços gerenciados para os clientes.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo usam os produtos e os serviços da empresa para telecomunicações, serviços financeiros, governo eletrônico, gerenciamento de identidades, conteúdo multimídia, gerenciamento de direitos digitais, segurança em TI, transporte público e muitas outras aplicações.

À medida que o uso de softwares e dispositivos de segurança da Gemalto aumenta com o número de pessoas interagindo no mundo digital e sem fio, a empresa está pronta para prosperar nos próximos anos.

A Gemalto foi formada em junho de 2006 com a fusão da Axalto com a Gemplus

Nenhum comentário: