jornal Gazeta Mercantil 16/06/2008 - Luciano Feltrin
O banco Daycoval, cujo foco de atuação é o atendimento a pequenas e médias empresas, quer ganhar espaço no financiamento de operações à pessoa física. Para colocar em prática seu projeto de expansão na área, o banco estipulou a meta de inaugurar, durante o ano, 50 novas agências da Daycred, seu braço voltado para operações de varejo. Quinze desses pontos de venda - que são montados em parceria com lojistas locais que atuam como correspondentes da financeira em suas cidades - já estão em pleno funcionamento. E estão espalhadas por todo o País, em locais como Teresópolis, Campo Grande, Patos de Minas, Mogi Mirim e Sorocaba. Outras 35 lojas ainda serão inauguradas. "Nosso foco é oferecer crédito para operações a clientes de menor renda. Entre nossos critérios de seleção quando temos para montar uma nova agência da financeira é que sua localização tem de ser próxima a uma loja das Casas Bahia ", brinca o diretor-executivo do banco, Morris Dayan, ao definir o perfil dos clientes da financeira.
A Daycred tem uma rede com 900 promotoras cadastradas.
Cada uma dessas lojas, que demanda investimento médio de R$ 50 mil da Daycred para iniciar suas operações, devem ter produção mensal de cerca de R$ 300 mil. "É uma meta bastante conservadora com que estamos trabalhando", afirma Dayan. Aluguel e despesas das novas lojas, após a operação implementada, ficarão por conta dos parceiros.
Na avaliação de Dayan, ainda há muita demanda por crédito no País. "Embora estejamos projetando queda nesse indicador, há um espaço importante a ser ocupado nos próximos anos", projeta.
Entre os principais produtos que a Daycred oferecerá nas novas lojas estão o crédito consignado, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) a lojistas, crédito pessoal e o refinanciamento para veículos. A financeira do banco também comercializará apólices de seguros de vida, saúde, transportes e automóveis.
A aposta do Daycoval no segmento de varejo deve-se ao fôlego demonstrado por essas operações no primeiro trimestre do ano. Essa carteira elevou-se em 292% na comparação com igual período do ano passado.
O desempenho é bem superior ao alcançado por segmentos em que o banco opera há muito mais tempo e que são sua especialidade, como crédito a médias empresas e operações de financiamento a comércio exterior, cuja carteira cresceu 66% no período.
As operações de varejo, porém, ainda representam apenas 33% de toda carteira de crédito. A maior parte - 66% - é formada por operações de financiamento às pequenas e médias empresas.
A carteira de crédito total do banco alcançou R$ 3,9 bilhões, incremento de 105% em relação ao registrado nos três primeiros meses do ano anterior.
Oferta de ações
O Daycoval foi um dos dez bancos de pequeno ou médio portes que ingressaram na Bovespa durante o ano passado. Seu IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês), aconteceu em 29 de junho, no Nível 1. Com a operação, seu patrimônio líquido foi elevado para R$ 1 bilhão.
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