As empresas de chips e os bancos estão comemorando o crescimento da emissão de cartões de pagamento sem contato ("contactless"), mas analistas do setor, autoridades e varejistas têm se mostrado céticos quanto à adoção da tecnologia pelos consumidores. Em vez de ser passado por um equipamento de leitura magnética, o cartão contactless só precisa ser aproximado do terminal de venda para completar a transação.
A fabricante francesa de chips Inside Contactless anunciou que em maio havia atingido a marca de 50 milhões de cartões contactless desde o lançamento do produto no final de 2005. Charles Walton, vice-presidente da área de pagamentos da empresa, disse que a Inside Contactless espera que a adoção atinja uma "massa crítica" nos Estados Unidos e Canadá até 2009.
Já o banco Washington Mutual Bank anunciou em abril que emitiria entre 12 e 15 milhões de cartões de débito contactless até o final de 2008, superando o JPMorgan Chase & Co, até agora o banco líder na emissão deste tipo de cartões.
Incógnita – Mas apesar dos bancos norte-americanos já terem emitido quase 25 milhões de cartões com a tecnologia contactless, os especialistas dizem que a questão da adoção pelos consumidores e comerciantes ainda é uma incógnita.
Alguns observadores afirmam que o uso é na verdade muito baixo. Segundo James Van Dyke, fundador e executivo-chefe da Javelin Strategy & Research, a firma de pesquisa não conseguiu encontrar nenhum usuário freqüente dos cartões.
A Visa e a MasterCard Worldwide, que operam os sistemas payWave e PayPass de pagamentos sem contato, não revelam os números de adoção dos sistemas.
Os observadores do setor apontam várias causas para a baixa adoção entre os consumidores, incluindo a falta de campanhas de marketing para divulgar a tecnologia em grande escala e o fato de que a adoção pelo varejo está longe de ser universal.
Nick Holland, analista da firma de pesquisas Aite Group LLC, estima que 55.000 lojas já estão equipadas para usar a tecnologia no Estados Unidos, além de 10 mil táxis na cidade de Nova York.
Volta ao tradicional – James Van Dyke, da Javelin, disse ainda que as campanhas de marketing deveriam ser voltadas para os varejistas, que chegam a desencorajar o consumidor a usar o sistema contactless, dando preferência à tradicional leitura magnética dos cartões.
JA Javelin está propondo que a Visa e a MasterCard abram suas plataformas para serem usadas em cartões emitidos pelas próprias lojas. Isso estimularia os varejistas a arcar com o custo de instalar os equipamentos de leitura dos cartões, uma vez que seus próprios cartões estariam equipados com a tecnologia.
Segurança questionada – Outro problema que surge nesse mercado é a segurança desses cartões. A empresa de segurança em Tecnologia de Informação McAfee tem questionado a segurança para o consumidor no uso da tecnologia, seja em cartões ou através do celular.
De acordo com Greg Day, analista da McAfee, as transações podem ser interceptadas por criminosos usando equipamentos relativamente simples. E a ação criminosa poderá ser sutil, furtando pequenas somas de um grande número de usuários, em vez de quantias mais altas de poucos consumidores.
Ainda neste mês de junho junho, a Comissão Federal de Comércio dos EUA vai promover um encontro para discutir o uso dos sistemas de pagamento sem contato e suas implicações sobre a proteção da privacidade do consumidor.
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