22 de jul. de 2011

NÚMERO DE USUÁRIOS DE PAGAMENTOS MÓVEIS VAI CRESCER 38% EM 2011

portal Valor Online 21/07/2011 - Moacir Drska

O número mundial de usuários de pagamentos móveis vai superar a marca de 141 milhões em 2011, segundo Gartner. A projeção representa um aumento de 38,2% em relação a 2010, quando 102,1 milhões de pessoas adotaram esses serviços. O instituto de pesquisas prevê que o segmento movimentará US$ 86,1 bilhões nesse ano, crescimento de 75,9% comparado ao ano passado.

Apesar das projeções de avanço, a pesquisa avalia que o crescimento dos pagamentos móveis está mais lento do que o esperado, especialmente nos mercados em desenvolvimento. “Muitos fornecedores ainda estão adaptando suas estratégias às necessidades locais”, diz Sandy Shen, diretor de pesquisas do Gartner.

Em relação aos mercados desenvolvidos, o analista observa que muitas companhias estão preparando novidades no campo da tecnologia NFC (Near Field Communication), mas que ainda não atentaram para a complexidade desse modelo de serviço.

Para o instituto, o uso de tecnologias de acesso como o SMS na realização dos pagamentos continuará a ser dominante nos mercados emergentes. Nos mercados desenvolvidos, a tecnologia WAP (Wireless Application Protocol) será o recurso preferencial, respondendo por quase 90% das operações móveis na América do Norte e por cerca de 70% das transações na Europa Ocidental nesse ano.

Nenhum comentário: