31 de jul. de 2011

CMN AUTORIZA USO DE INTERMEDIÁRIO

portal Diário do Nordeste 29/07/2011 - Waleska Santiago

Empresas brasileiras poderão passar a usar uma companhia intermediária que garanta o pagamento digital para vender seus produtos e serviços para o exterior via internet. A possibilidade foi aprovada ontem, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas ainda precisa de uma regulamentação pelo Banco Central. A autoridade monetária, por sua vez, autorizará os bancos a darem vazão aos pagamentos.

Até agora, a venda de produtos brasileiros pela web ao exterior só era possível por meio de uso de cartão de crédito. Para usar o serviço, as empresas interessadas em vender suas mercadorias e serviços precisam utilizar um banco. Cabe às instituições financeiras tomar os devidos cuidados com a transação, como ocorre hoje, com cartões de crédito, de acordo com o gerente executivo de normatização de câmbio e capitais estrangeiros do BC, Geraldo Magela Siqueira.

"Havia uma assimetria desfavorável a nossos exportadores e agora estamos regulamentando para todas as empresas", explicou Siqueira. "Nas compras no exterior, os nossos fornecedores não podiam se valer dessa sistemática e vamos permitir que essas empresas também possam fazer pagamentos em nome de importadores estrangeiros para os exportadores aqui", continuou. A permissão alteração a regulamentação aduaneira ou comercial.

Nenhum comentário: