28 de jul. de 2011

FORNECEDORES 'TUDO EM UM' CONQUISTAM LOJISTA VIRTUAL

jornal Valor Econômico 27/07/2011 - Cibelle Bouças

A Amazon.com é bem conhecida entre os consumidores por sua variedade de produtos, velocidade na entrega, despachos para a maioria dos países e um sistema de recomendações para o consumidor. Mas há outro ponto essencial, embora menos conhecido, que começa a ser copiado por empresas brasileiras de internet. A companhia americana fez uma série de aquisições e passou a ofertar todos os serviços às empresas que anunciam produtos em seu portal, um pacote que inclui de softwares de segurança e meios de pagamento eletrônico até sistemas de publicidade virtual.

Esse modelo de oferta completa (ou "one stop shop", como é conhecido no setor de software) vem sendo adotado por empresas de hospedagem, como Locaweb, UOL Diveo e Ikeda, e por companhias que fornecem serviços para lojas virtuais, a exemplo do Yahoo, BuscaPé, Vtex e Tray. Com aquisições e parcerias, elas tornaram mais sofisticada a oferta de serviços e ampliaram as carteiras de clientes a taxas bem superiores à expansão do comércio eletrônico, que neste ano vai crescer 35%, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).

A Locaweb, antes especializada em hospedagem de sites, lançou em outubro uma loja de aplicativos para lojas virtuais. Em vez de contratar vários fornecedores, o lojista paga uma mensalidade pelo uso do site da Locaweb, no qual cadastra produtos, fotos e preços. A empresa conquistou 1 mil novos clientes, afirma o presidente e fundador da Locaweb, Gilberto Mautner. "Com menos esforço, o lojista garante segurança e desempenho e tem seu nome aliado a uma marca forte", afirma. A Locaweb também fechou parcerias com o Pagamento Digital, braço do BuscaPé, e com o PayPal, do eBay, para oferecer sistemas de pagamento. Com a novidade, atraiu 4,6 mil clientes em nove meses.

O UOL, que já mantinha um shopping virtual e o serviço de pagamentos PagSeguro, adquiriu, em maio, o site de pagamentos eletrônicos Boa Compra, especializado na publicação e venda de itens de jogos on-line. "Estamos em busca também de novas parcerias para ampliar a oferta de serviços", afirma Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro. O serviço conta com 100 mil clientes atualmente e a demanda, diz o executivo, cresce 50% ao ano. Nesta semana, o UOL também lançou uma loja de softwares de gestão empresarial e outros serviços para atrair pequenas e médias empresas.

"Enquanto o comércio eletrônico cresce 40% ao ano, a entrada de micro e pequenas lojas virtuais cresce 65%. São empresas que precisam de propaganda na web e de ajuda tecnológica", afirma Mario Mello, presidente do PayPal no Brasil. A companhia, que chegou ao país em 2010, tem 30 mil clientes e fixou a meta de liderar o setor de sistemas de pagamento em dois anos. Para isso, tem reforçado parcerias com sites de hospedagem e portais.

Nesta semana, o PayPal anuncia com o Yahoo uma parceria para vender o serviço de links patrocinados no Brasil. O lojista que é cliente do PayPal cadastra informações sobre produtos em um site do Yahoo e sua loja passa a figurar nos sistemas de buscas do Yahoo e do Bing (serviço de busca da Microsoft). "O portal tem como vantagem o acesso às milhares de empresas que são clientes do PayPal" afirma Leonardo Khéde, diretor de comércio eletrônico do Yahoo. A meta das duas companhias é atrair pelo menos 3 mil lojistas até o fim do ano. O Yahoo também desenvolve uma ferramenta para que pequenos lojistas possam criar anúncios na internet.

A Ikeda, que recentemente foi comprada pela japonesa Rakuten, também anunciou que vai lançar uma espécie de shopping de lojas virtuais, com o objetivo de oferecer publicidade aos lojistas.

O grupo BuscaPé, que começou com um site de comparação de preços, acrescentou diversos serviços aos lojistas, como sistemas de pagamento, software de segurança, sistemas antifraude e serviços de marketing digital. O grupo tem 12 mil lojas virtuais como clientes. Marcos Cavagnoli, vice-presidente da divisão BuscaPé Financial Services, diz que a clientela dobrou nos últimos dois anos. "A previsão para este ano é de crescer 100% devido à demanda muito aquecida", diz. Recentemente, o BuscaPé reforçou a área de sistemas de pagamento. Neste ano, comprou a argentina DineroMail. O grupo já havia adquirido as brasileiras Pagamento Digital e FControl e a colombiana Pagos Online. "Agora negociamos a aquisição de uma empresa especializada em pagamentos via celular", diz Cavagnoli.

A Tray, que fornece softwares para a montagem de lojas virtuais, também reforçou a área de sistemas de pagamento. A empresa já era dona do Receba Online, com 4,5 mil clientes, e acaba de adquirir a ERNet, proprietária do sistema de pagamentos SuperPay. Além de reforçar a área de pagamentos, a empresa ampliou a oferta de serviços como e-mail marketing, análise de crédito dos consumidores e software antifraudes, afirma o presidente da Tray, Leandro Marques. Com as aquisições, a companhia prevê elevar sua receita de R$ 8 milhões em 2010 para R$ 20 milhões neste ano.

A Vtex, que tem uma carteira de aproximadamente 180 lojas virtuais, comprou recentemente a WX7 para complementar o portfólio com serviços como integração de lojas com redes sociais e promoções por e-mail marketing. A empresa também desenvolve um sistema de pagamento com cartão de débito em parceria com a Visa e a Cielo.

Nenhum comentário: