19 de jul. de 2011

INTENÇÃO DE COMPRAS A PRAZO SOBE MAIS DO QUE À VISTA NA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO

portal InfoMoney 18/07/2011

O consumidor esteve mais disposto a comprar a prazo na primeira quinzena de julho. O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mede as vendas a prazo, cresceu 9,3%, se comparado ao mesmo período de 2010. Já o SCPC Cheque, indicador de compras à vista, apresentou alta de 4,2%, frente à primeira quinzena do mesmo mês de 2010, de acordo com pesquisa divulgada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) nesta segunda-feira (18).

Comparando a primeira quinzena de julho com o mesmo período de junho, o SCPC registrou queda sazonal de 4,9%, enquanto o SCPC Cheque mostra uma queda expressiva de 16,7%, pela forte base de comparação em junho, que registrou baixas temperaturas.
De acordo com a pesquisa, no início de julho o frio foi bem menor, o que não estimulou a venda de roupas de inverno e acessórios. Isso favoreceu os bens duráveis, comprados à prestação.

Inadimplência

Em relação à inadimplência, houve alta de 21,9% no volume de registros recebidos no cadastro de restrição ao crédito na primeira quinzena de julho, em comparação com o mesmo período de 2010. Já os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) apresentaram alta de 17%%, na mesma base comparativa.

De acordo com a ACSP, o baixo crescimento dos registros cancelados, diante da alta nos registro recebidos, reflete uma inadimplência que continua em alta gradual, provocada pelo descontrole dos gastos do consumidor e pelas medidas de contenção do crédito, para combate da inflação.

Por outro lado, no confronto dos primeiros 15 dias deste mês com os de junho, houve alta de 15,6% no número de registros cancelados e de 9,9% no de recebidos.

Nenhum comentário: