31 de jul. de 2011

CARTÃO BNDES ESTIMULA AQUISIÇÕES

jornal Brasil Econômico 28/07/2011

Os veículos comerciais leves são um produto com múltiplas utilidades, na maior parte dos modelos, principalmente, porque podem atender as necessidades variadas de empresas de qualquer porte, desde o transporte de mercadorias a pessoas. Por isso, muitos acreditam, eles estão entre as primeiras opções de compra para micro, pequenos e médios empresários. É possível constatar isso nos números do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do seu Cartão BNDES.

Desenvolvido para aproximar micros, pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia dos programas de fomento da instituição, o Cartão tem sido um forte aliado no crescimento das vendas de veículos comerciais leves. Ricardo Albano, chefe do departamento de operações de Internet da área de operações indiretas do BNDES, diz que entre 10% e 15% dos recursos utilizados via Cartão são para a compra de veículos utilitários. Até meados de julho, foram R$ 477 milhões desembolsados para essa finalidade, valor já próximo dos R$ 630 milhões acumulados em 2010.

No ano passado, os desembolsos totais do banco com o Cartão atingiram R$ 4,3 bilhões em 320 mil operações. Neste ano, o BNDES estima alcançar R$ 7 bilhões em cerca de 500 mil operações, mas tem disponíveis hoje R$ 19,2 bilhões.

“Já foram utilizados R$ 3,7 bilhões este ano em torno de 270 mil operações e em agosto o volume deverá ter ultrapassado o de 2010 todo”, diz Albano.

O Cartão BNDES foi criado, em especial, para financiar o investimento das empresas em seu desenvolvimento e, no caso específico de compra de veículos, os recursos não podem ser utilizados de outra maneira. “O veículo tem de atender a empresa, não pode ser para revenda, por exemplo”, explica.

O produto funciona como um cartão de crédito comum, com a diferença da taxa de juro atrativa —0,99% em julho—e do prazo de até 48 meses para o parcelamento das compras.

Ele está disponível nos cinco agentes bancários credenciados junto à instituição de fomento (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú-Unibanco e Banrisul) para empresas com faturamento bruto anual de até R$ 90milhões e que estejam em dia com os tributos federais. O cadastro, a análise de crédito e o limite, de no máximo R$ 1 milhão, cabem ao banco credenciado.

Albano observa que a aceitação do produto tem sido muito positiva e hoje 430 mil empresas têm o Cartão do banco, sendo que perto de 50% estão ativas.

“Dos portadores, 88% são micro e 10% pequenas empresas”, comenta o executivo do banco de fomento.

O objetivo do BNDES é ativar um maior número de cartões, estender o produto para mais empresas e geograficamente. “Hoje, em 75%dos municípios têm companhias com o Cartão, mas a ideia é ampliar esse alcance.”

Segundo o executivo do BNDES, as compras são feitas pela internet, no portal do próprio Cartão, que tem mais de 160 mil produtos cadastrados de diversos fornecedores.

Nenhum comentário: