28 de jul. de 2011

SISTEMA DIGITAL DE COMPENSAÇÃO DE CHEQUES TERÁ CERTIFICAÇÃO DIGITAL

portal Convergência Digital 27/07/2011

Desde o dia 19 de julho, a rede bancária de todo país está utilizando o sistema de compensação digital por imagem, que consiste em agilizar e padronizar o prazo de compensação dos cheques. Agora, cheques de até R$ 299,99 serão compensados em dois dias e os acima desse valor, em um dia.

O próximo passo das instituições financeiras, será agregar o uso da certificação digital nas funcionalidades do sistema. Para a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, a partir de 2012, toda a tramitação dos dados será realizada com o uso da certificação digital padrão ICP-Brasil. O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria, explica que cada banco optou por uma modalidade.

Há os que fazem a compensação na própria agência, utilizando scanners. Outras instituições, por sua vez, utilizam centralizadoras regionais dos bancos. “Em 2012, quando estivermos usando a certificação digital, completaremos a fase de implantação do novo sistema que agregará segurança, credibilidade e maior eficiência na compensação de cheques”, destaca.

Outras vantagens do novo sistema são a economia e a segurança que a digitalização proporcionará aos bancos. “Já é possível constatar uma melhora nas rotinas diárias de compensação. Os cheques não serão mais transportados, o que inibirá roubos e fraudes. A estimativa é que cada banco economize R$ 100 milhões por ano”, complementou o diretor.

Nenhum comentário: