22 de jul. de 2011

MUNDIALMENTE, MAIS DE 141 MI USARÃO DISPOSITIVOS MÓVEIS EM TRANSAÇÕES BANCÁRIAS EM 2011

portal InfoMoney 22/07/2011

Um estudo divulgado na última quinta-feira (21) pela consultoria Gartner aponta que o número de usuários que utilizam serviços de pagamento móveis vai ultrapassar 141,1 milhões em 2011, volume 38,2% superior ao registrado em 2010, quando o total de usuários atingiu 102,1 milhões em todo o mundo.

Os dados ainda indicam que o volume de pagamentos através de dispositivos móveis vai chegar a US$ 86,1 bilhões, 75,9% acima do alcançado em 2010, quando o volume foi de US$ 48,9 bilhões.

Desempenho dos países em desenvolvimento não surpreende

Apesar das projeções de crescimento, o Gartner acredita que o mercado de pagamentos móveis está crescendo menos do que o esperado. Nas regiões em desenvolvimento, em especial, o crescimento mais intenso parece não estar se confirmando. “Nos mercados em desenvolvimento, apesar das condições favoráveis para o pagamento móvel, o crescimento não é tão forte quanto se esperava”, afirmou o diretor de pesquisa da consultoria, Sandy Shen.

Nas regiões em questão, os fornecedores ainda estão trabalhando no sentido de adaptar suas estratégias às necessidades locais. O que acontece é que, apesar dos mercados em desenvolvimento possuírem elementos favoráveis para a penetração do pagamento móvel, como alta utilização de aparelhos celulares e baixa penetração bancária, isso não é garantia de sucesso. É preciso, porém, que os prestadores de serviços adaptem suas estratégias às necessidades do mercado local.

Comportamento do consumidor

Já em relação aos mercados desenvolvidos, o analista da Gartner observa que as companhias estão anunciando as perspectivas frente à comunicação de campo próximo (Near Field Communication - NFC) sem se ater à real complexidade de tal modelo de serviço. Shen afirmou que a adoção em massa do modelo de pagamento NFC ainda vai precisar de mais quatro anos para se concretizar.

O grande obstáculo desse negócio é a necessidade de mudar o comportamento do consumidor, ou seja, trabalhar no sentido de fazê-lo entender as vantagens em trocar o pagamento tradicional, com dinheiro e cartões, pelo pagamento via dispositivos móveis.

Tecnologias

O Gartner espera que o SMS (Short Message Services – serviço de envio de mensagens curtas) e o USSD (Unstructured Supplementary Service Data) permanecerão como as principais tecnologias de acesso, sobretudo nos mercados em desenvolvimento, devido às restrições dos telefones móveis.

Já o WAP (Wireless Application Protocol) será a tecnologia dominante nos mercados desenvolvidos, locais onde a internet móvel é amplamente disponível e ativada usualmente pelos telefones. Estima-se ainda que a tecnologia WAP responderá por cerca de 90% de todas as transações realizadas na América do Norte, e de 70% na Europa Ocidental.

Transferências monetárias

A perspectiva é que as transferências monetárias e as recargas de celulares sejam os principais serviços utilizados pelos clientes nos mercados em desenvolvimento. Esses serviços são extremamentes importantes nas estratégias desenvolvidas pelas empresas no sentido de fazer com que os consumidores utilizem mais os serviços de pagamentos através dos dispositivos móveis.

Isso porque, nesses países, as pessoas valorizam a conveniência de transferir dinheiro para parentes e recarregar seus créditos de contas de celulares. Esses dois serviços, acredita-se, vão responder por 54% das transações na Europa Oriental.

Nenhum comentário: