31 de jul. de 2011

BANESCARD AGORA ACUMULARÁ PONTOS PARA PAGAR IPTU

portal EShoje 28/07/2011 - Patrick Monteiro

A bandeira para cartão de crédito e débito do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), o Banescard, acumulará pontos para serem trocados por desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a partir de agosto. O acordo foi firmado na manhã desta quinta-feira (28), em Vitória, entre o Banco e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).

A partir da próxima segunda-feira (01), todas as operações em débito e crédito já somarão pontos. A cada um dólar comprado, um ponto será acumulado. "O cliente tem que usar as duas modalidades do cartão (débito e crédito) para que os pontos sejam acumulados. Mesmo quem não goste de usar a função crédito, precisa realizar ao menos uma compra mínima, para validar os pontos", afirmou Negris.

No Estado, o Banestes já emitiu 881 mil cartões e movimentou, desde 2008, R$ 260 milhões em operações, ou seja, vendas no comércio em geral. "De todos os cartões emitidos, apenas 11% são usados em serviços de débito ou crédito. Esse é um valor muito baixo. Ainda temos muitos correntistas que sacam o dinheiro nos caixas. E além de acumular pontos, vamos incentivar o uso do dinheiro de plástico que é mais seguro. Assim, a instituição ganhará, o cliente e o programa", afirmou Bruno Negris, diretor-presidente do Banestes.

O presidente ainda informou que os pontos não são intransferíveis. O carnê do IPTU pode estar em nome de um cidadão e ser usado os pontos de outro para obter desconto. "Já começa a valer para o IPTU 2012 nos municípios que aderirem ao programa. Quando a pessoa for à agência pagar a cobrança, já constará nos seus dados o quanto tem de pontos e o quanto valerá de desconto.
Entretanto, a opção de usar esses pontos para desconto é do cliente", disse Negris.

O presidente da Amunes e prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, enfatizou a importância do programa para as arrecadações municipais. "Esse programa é de grande importância para o Estado porque irá contribuir para a arrecadação dos municípios. Com os pontos, há pessoas que poderão zerar e não pagar diferença nenhuma".

Mais investimentos

"Hoje o Banescard abrange das classes A até E. Vamos aumentar a abrangência da população com os municípios. Além de estimular o comércio local, o que é novamente bom para o município porque aumenta a arrecadação de ICMS, tanto local quanto Estadual", destacou Bruno Negri.

Já o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do Banestes para a economia do Estado. "Queremos que o Banestes seja cada vez mais um banco público forte. Hoje ele é uma instituição de grandes e médias operações. Agora ele entra em mercados diversos no Estado", disse. Hoje a bandeira Banescard é de maior número de clientes em todo o Espírito Santo. Ultrapassa bandeiras internacionais como Visa e Mastercar.

Articulação Nacional

Aproveitando a ocasião, Renato Casagrande também mandou o recado para os próximos passos da articulação nacional que vem sendo realizada a fim de proteger os recursos do pré-sal. "O Espírito Santo está com seu futuro contratado se nada de anormal acontecer na política nacional. Vamos fazer com que a política nacional possa nos ajudar ao em vez de criar empecilhos e nos atrapalhar", declarou.

Nenhum comentário: