27 de jul. de 2011

HACKERS ROUBAM MILHAS AÉREAS DE BRASILEIROS

portal Convergência Digital 26/07/2011

A Kaspersky Lab, empresa especializada em segurança na internet, alertou nesta terça-feira, 26/07, em comunicado à imprensa que milhas aéreas estão sendo roubadas com frequência no Brasil por meio de ciberataques. O método utilizado pelos criminosos é o phishing, que são e-mails ilegítimos que pedem informações do internauta ou que fazem o usuário abrir um link com conteúdo malicioso.

Nos recentes e-mails que roubam os dados do cadastro de clientes nos sites de empresas aéreas muitas vezes são utilizados trojans que direcionam para sites falsos. Os e-mails prometem mais pontos em programas de companhias, viagens gratuitas e prêmios.

"Os criminosos virtuais também registram domínios maliciosos com nomes que parecem estar relacionados às companhias aéreas, quando de fato não estão. Todos os sites solicitam o número de cadastro e a senha do cliente. Com essas informações em mãos, as milhas podem ser roubadas", explicou Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab.

Em geral, os criminosos conseguem emitir as passagens em nome de laranjas ou por documentos falsos, segundo o comunicado. Caso o usuário tenha dúvida quanto a um e-mail de companhia aérea, o aconselhável é ligar para empresa e perguntar sobre a legitimidade antes de responder a qualquer questionário de recadastro ou clicar nos links.

Nenhum comentário: