31 de jul. de 2011

QUALICORP COMPRA PRAXI PARA VENDER SEGUROS NO VAREJO

jornal Valor Econômico 27/07/2011 - Luciana Seabra

Conhecida pela atuação no mercado de planos de saúde coletivos por adesão, a Qualicorp acaba de entrar em um novo ramo de negócio - o de seguros de massa. A companhia comprou 80% da Praxi Solutions, corretora que usa os canais do varejo para vender garantias estendidas, capitalização, além de seguros como residencial, para automóveis e de acidentes pessoais.

O valor da operação não foi divulgado. A Praxi tem parceiros de grande porte, como a varejista de eletrodomésticos Ricardo Eletro (que faz parte da holding Máquina de Vendas), e atua em 2 mil lojas. Por esse modelo, as vendas dos seguros são feitas pelos funcionários das redes de varejo. Nos últimos 12 meses, a empresa vendeu mais de 20 milhões de certificados de seguros e acumulou R$ 150 milhões em prêmios.

"Percebemos uma gigantesca sinergia com o nosso modelo. Há demanda dos nossos clientes por outros tipos de seguro e a Praxi será nosso braço para massificar produtos", disse ao Valor o presidente da Qualicorp, Heráclito Gomes.

Além de oferecer produtos novos aos seus 3 milhões de beneficiários, a Qualicorp, hoje mais focada nas classes A e B, passa a alcançar outro perfil de cliente, de renda menor. O varejo torna-se um canal adicional para oferecer seguros de vida e saúde. "Uma expectativa importante é sobre a distribuição de seguros odontológicos para esse público", diz.

Gomes estima que a participação dos seguros na economia brasileira dobre nos próximos cinco anos. "Boa parte desse crescimento virá da migração da população de renda mais baixa para classes mais altas e os seguros saúde e odontológico estão entre os primeiros objetos de desejo delas", afirma.

Outra oportunidade que deve ser aproveitada é a possibilidade de oferecer os planos coletivos da Qualicorp aos funcionários das varejistas, hoje clientes da Praxi.

Ao menos por enquanto será mantida a marca Praxi, criada em 2003 pelo empresário Wanderson Cunha, a partir da percepção de que o varejo era um balcão potencial para oferecer seguros às classes C, D e E. "Podemos dar roupagens diferentes para produtos como seguros de vida ou de acidentes pessoais para oferecer às diversas faixas de renda", considera Cunha, que continua com 20% do negócio e assume a função de diretor-financeiro.

A complementaridade dos negócios também é apontada por Cunha como o motivo para fechar a operação. "Desde setembro do ano passado somos abordados para fazer 'joint ventures'. Relutamos porque não conseguíamos enxergar a sinergia. Agora sim vemos uma parceria".

A distribuição regional da Praxi também é tida como uma vantagem. Enquanto a Qualicorp atua hoje em seis unidades da federação e está concentrada nas capitais, a rede da Praxi tem pontos de venda em 18 estados, alguns em cidades pequenas. Com a aquisição, o Norte, por exemplo, passa a fazer parte do mapa da Qualicorp.

Apesar de alçar novos voos, o presidente da Qualicorp reforça que o foco da companhia continua a ser o setor de saúde. "Boa parte dos recursos auferidos com a abertura de capital será utilizada para consolidar o mercado, principalmente nos benefícios em que atuamos", diz Gomes. O IPO realizado em junho somou R$ 350 milhões ao caixa da companhia, que tem o fundo de investimentos Carlyle como acionista majoritário, com 40%, seguido pelo fundador, José Seripieri Junior, com 28%.

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