23 de jul. de 2010

VASCO LANÇA SOLUÇÃO DIGIPASS FOR MOBILE

portal Executivos Financeiros 01/06/2010
A Vasco Data Security anunciou o lançamento do Digipass for Mobile, solução que viabiliza o emprego de telefones celulares no processo da autenticação segura. O Digipass for Mobile emprega o duplo fator de autenticação e de assinatura digital, possibilitando aos bancos tornar mais seguro o acesso de seus clientes a múltiplos canais, tais como Internet Banking, mobile banking, serviços telefônicos que empreguem tecnologia de reconhecimento de voz (Interactive Voice Response - IVR) e retiradas de dinheiro em caixas automáticos. O lançamento será feito durante o Ciab Febraban 2010.

O mobile banking enfrenta desafios similares aos do Internet Banking em relação à necessidade de proteção dos usuários correntistas. O Vasco Digipass for Mobile pode ser usado para resguardar ambos os canais com a geração de uma senha de uso único (One Time Password – OTP) para acesso às aplicações bancárias e a assinatura digital para validar as transações on-line.

O emprego do Digipass for Mobile pode ser estendido ao fone banking, no qual boa parte das aplicações empregam IVR, permitindo assim ao usuário acessar os serviços do banco por meio das teclas do telefone ou do reconhecimento de voz. Tais sistemas utilizam, na maioria das vezes, senhas simples de acesso, como quem é o usuário ou qual o nome de sua mãe.

Como resultado, o emprego da autenticação dinâmica torna-se mais importante para evitar fraudes. O Digipass for Mobile pode ser facilmente integrado a um sistema de reconhecimento de voz: quando acionado, o IVR do banco é capaz de identificar imediatamente o cliente que fornecerá a sua identidade e uma senha de uso único para acesso à sua conta bancária.

A utilização do Digipass for Mobile também pode garantir a retirada de dinheiro nos caixas eletrônicos, uma operação sempre sujeita a fraudes. Muitas das atuais técnicas criminosas são usadas para obter detalhes dos cartões bancários e acessar contas ilegalmente. A autenticação forte da solução pode ser implementada sem a necessidade de qualquer alteração na rede existente de caixas eletrônicos, uma vez que a permissão fornecida anteriormente pela senha estática pode ser substituída pela segurança da senha dinâmica.

Nenhum comentário: