21 de jul. de 2010

OPERADORAS PROMETEM REDUZIR PRÁTICAS PREJUDICIAIS

Pressionado pelo comércio, entidades de defesa do consumidor e pelo Banco Central, o setor de cartões de crédito se propôs ontem a iniciar práticas que podem ser configuradas como o esboço de uma autorregulação, segundo informação do Ministério da Justiça.

Em reunião com o ministro Luiz Paulo Barreto, os presidentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa, e da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Paulo Caffarelli, se comprometeram a reduzir práticas que prejudicam o consumidores, conforme comunicado divulgado à imprensa pelo ministério. Procuradas pela reportagem, Febraban e Abecs não se pronunciaram até o momento. Segundo a nota, ficou acertado no encontro que algumas ações seriam diminuídas, como cobranças indevidas, envio de cartões sem solicitação e falta de informação sobre a cobrança de tarifas.

"Além de reconhecerem as práticas, os representantes devem encaminhar no início de junho carta ao Ministério da Justiça com o detalhamento do compromisso assumido", trouxe o comunicado.

Regulamentação

O compromisso feito pelas duas associações, de acordo com o Ministério da Justiça, ocorrerá paralelamente à alteração da resolução 3.518 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que dará ao Banco Central o poder de regular a cobrança de tarifas dos cartões, assim como já fez com as tarifas bancárias no passado. "Com a regulamentação das tarifas bancárias, o Banco Central conseguiu coibir vários abusos. Nossa preocupação é que essas medidas podem ter migrado para os cartões de crédito. Daí a importância de o Banco Central regulamentar as tarifas do cartão de crédito", afirmou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita, por meio da nota. O ministro Barreto teria esboçado preocupação com a chegada da nova classe média ao mercado consumidor brasileiro. "Precisamos de uma resposta rápida, pois queremos evitar o endividamento dos 30 milhões de novos consumidores brasileiros", afirmou.

(jornal Diário do Nordeste (CE) 12/05/2010)

Nenhum comentário: