21 de jul. de 2010

MARISA: CARTÃO MARISA IMPULSIONA EBITDA NO 1T10

A Marisa divulgou seus resultados referentes ao 1T10, apresentando um aumento de 19,2% das vendas mesmas lojas. A receita líquida das vendas de mercadorias cresceu 24,5% YoY, enquanto o lucro bruto apresentou avanço de 22,4% YoY. Com isso, a margem bruta da operação de varejo teve redução de 0,9 p.p., ficando em 50,8%. O resultado da operação financeira, considerando apenas o cartão Marisa, registrou aumento de 228% YoY, respondendo por 62,5% do EBITDA da companhia, que foi de R$58,7 milhões no 1T10, o que representa uma alta de 444% em relação ao 1T09. Deste modo, a margem EBITDA teve forte expansão de 14,3 p.p. no 1T10 YoY, ficando em 18,5%.

Visão ATIVA – Positivo. Apesar dos números de vendas da Marisa terem vindo em linha com o consenso de mercado, o EBITDA e o lucro líquido vieram bastante acima. Atribuímos boa parte do crescimento de vendas da companhia à fraca base de comparação, lembrando que as vendas mesmas lojas tiveram queda de 3,8% no 1T09, quando houve desabastecimento de muitas lojas em função de um mal planejamento de demanda. Apesar da queda, a margem bruta do varejo permanece em patamar elevado, de 50,9%. Destaque para as despesas operacionais, que cresceram apenas 4,9% YoY, resultado de melhor gestão de processos e controles, além do maior nível de vendas ter permitido maior diluição. O resultado do Cartão Marisa registrou crescimento de 3 dígitos, conseqüência de uma significativa queda da PDD, o que impulsionou o EBITDA da companhia. Em nossa opinião, o cenário atual que conjuga fatores como aumento de renda, baixa taxa de juros, confiança do consumidor em níveis elevados, além do fim do IPI reduzido para bens duráveis, favorece as vendas de artigos de vestuário, beneficiando o desempenho operacional de Marisa.

(portal Financial Web 10/05/2010 - Ativa Corretora)

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