24 de jul. de 2010

AMEX DEVE FECHAR NOVA PARCERIA

jornal Valor Econômico 18/06/2010 – Adriana Cotias
Dentre as principais bandeiras de crédito presentes no mercado brasileiro de cartões, a American Express (Amex) é aquela que ainda não definiu seu posicionamento no novo cenário. No Brasil, as operações da marca foram compradas pelo Bradesco em 2006, que passou a ter exclusividade para emitir os plásticos por dez anos, prorrogáveis por mais dez. Desde então, o banco assumiu as atividades de credenciamento de lojistas, processamento e liquidação das operações, além de ofertas os plásticos da bandeira para sua clientela de alta renda.

Com o fim da exclusividade da Cielo, cujo controle é compartilhado por Bradesco e Banco do Brasil, com a Visa, a partir de 1º de julho, há dúvidas se a estrutura independente da American Express será mantida. O caminho natural seria a Cielo assumir o credenciamento e captura das transações, a exemplo do que fez a Redecard com a bandeira Hipercard, do Itaú Unibanco. Mas ainda assim há o dilema sobre a rede de aceitação: como ficarão os lojistas que, eventualmente, fecharem exclusividade com a Redecard, eles não poderão aceitar Amex?

Questionado se haveria conversações no sentido de capturar e processar Amex, o presidente da Cielo, Rômulo Dias, limitou-se a dizer que está trabalhando para isso, enquanto o presidente da Redecard, Roberto Medeiros, afirmou que não poderia falar sobre o tema. Procurado, o Bradesco não tinha um porta-voz disponível para falar do futuro da Amex. Mas a iniciativa de alguns lojistas de desconectar os terminais da bandeira sugere que essa é uma questão que precisa ser rapidamente costurada. A expectativa é de que o banco feche essa questão nas próximas semanas.

Há dúvidas também sobre a incorporação dos vouchers de alimentação às três credenciadoras. Não é porque a Redecard aceitará Visa que a Visa Vale passará automaticamente para a rede, mesmo porque há contrato de exclusividade com a Cielo. A Redecard já captura 11 vouchers diferentes, entre Ticket e Sodexo VR.

Dias, da Cielo, diz que em breve haverá notícias sobre os vouchers. "Não vamos ficar devendo em nada no básico de produtos e serviços", afirma. Cassius Schymura, do Santander, também diz que a ideia é no futuro agregar os vouchers à rede da GetNet. "Por enquanto, começamos com Visa e MasterCard, mas sabemos que não faz sentido para um restaurante ter um POS que não aceite voucher."

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