10 de abr. de 2012

SIQUEIRA ASSINA CONTRATO COM EMPRESA ADMINISTRADORA DO CARTÃO TOCANTINS SEM FOME


portal O Girassol 13/03/2012

O governador Siqueira Campos assina às 10 horas desta terça-feira, 13 de março, em seu gabinete no Palácio Araguaia, o contrato com a empresa Brasilcard, ganhadora do processo licitatório que visa emitir, gerenciar e administrar o Cartão Tocantins sem Fome nos 139 municípios.

O cartão foi criado dentro do Programa Tocantins sem Fome, instituído pela Lei nº 2526 de 23 de novembro de 2011. O programa de governo pretende beneficiar inicialmente 51.750 famílias de renda mínima com a TCCA - Transferência Condicionada de Crédito Alimentar, no valor de R$ 50,00, que serão utilizados na rede credenciada de estabelecimentos comerciais varejistas de alimentos in natura, administrada pela empresa ganhadora. Com proibição da venda de bebida alcoólica, produtos com tabaco e cosméticos.

As famílias selecionadas deverão passar pelos seguintes critérios: estarem cadastradas no CadÚnico - Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal; não serem beneficiárias de outro programa social de transferência de renda; ter renda per capta de até R$ 70,00 mensais e ter, preferencialmente como líderes familiares, mulheres. Também entrarão na seleção as famílias de comunidades tradicionais indígenas e remanescentes de quilombolas que estiverem neste perfil.

Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, o cartão também dará acesso a uma série de ações que estão sendo estruturadas pela Setas para a inserção dessas famílias nos projetos de inclusão produtiva, capacitação profissional e ações de economia solidária. “O Programa Tocantins sem Fome vai ser executado de forma transversal, a família beneficiária terá a obrigação de ter seus filhos na escola, ter acompanhamento nas unidades de saúde da família e ter pelo menos um membro da família se capacitando e participando dos cursos de inclusão produtiva da Setas. Nosso objetivo é identificar as famílias tocantinenses em maior risco socioeconômico, garantir a elas a segurança alimentar e nutricional, e também colaborar no sentido de que essas famílias tenham a oportunidade de gerar sua própria renda”, afirmou o secretário.

As famílias serão comunicadas da sua seleção pelas equipes dos Cras - Centros de Referência da Assistência Social de cada município. A previsão é de que as 51.750 famílias estejam com o cartão e o crédito em mãos até a primeira quinzena do mês de abril.

Nenhum comentário: