1 de abr. de 2012

CELULARES PARA SACAR E PAGAR


jornal Diário do Nordeste 24/02/2012

Uma crescente frente de negócio das empresas de cartões no mundo é transformar o celular em meio de pagamento. Bancos, bandeiras, credenciadoras e operadoras de telefonia ampliaram os investimentos na área e criaram empresas específicas para o segmento.

A Cielo, por exemplo, fez uma joint-venture com a operadora OI para desenvolver soluções de pagamento móvel e lançou no final de 2011 um cartão no celular em parceria com o Banco do Brasil. O Bradesco também quer uma fatia desse mercado e fechou acordo com a Claro. Já a bandeira americana MasterCard fez uma parceria com a Telefônica e criou no ano passado uma joint-venture para operar nessa frente.

Rapidez

A Visa, maior bandeira do mundo, já testou o pagamento por celular em diversos países e criou o aplicativo VisapayWave, que é inserido no chip do telefone para viabilizar pagamentos. O presidente da empresa no Brasil, Rubén Osta, avalia que o celular será útil principalmente em pagamentos de menor valor, para, por exemplo, reduzir filas em lojas de refeição rápida.

Lá fora, a Visa e a Samsung fecharam uma parceria para que os celulares da fabricante coreana sejam usados como meio de pagamento nas Olimpíadas de Londres deste ano.

Mais celular que conta

O Brasil tem 245 milhões de celulares, montante que supera o número de contas correntes e de cartões de crédito, por isso o interesse do mercado em desenvolver esse setor. Uma pesquisa dados da Febraban, por exemplo, revelou que existem 141 milhões de contas ativas no Brasil.

Nenhum comentário: