4 de abr. de 2012

CONDUCTOR APOSTA EM TECNOLOGIA PARA OBTER CERTIFICAÇÃO


portal Decision Report 24/02/2012

Com menos de 15 anos no seleto mercado de processamento de cartões e serviços de gestão de crédito, a Conductor contou com as soluções Microsoft SQL Server para expandi sua base de clientes e obter certificado de segurança PCI. A companhia conta hoje com um volume de 15 milhões de cartões, mais de 10 milhões de processamentos por mês, suportando mais de 1.200 transações simultâneas. Em um mês, a Conductor processou mais de R$ 400 milhões.

A companhia foi a primeira do país a receber a certificação PCI-DSS (Payment Card Industry), um conjunto de melhores práticas de segurança auditáveis para proteção dos consumidores. “A flexibilidade da plataforma foi determinante nesse pioneirismo. Os processos de criptografia, segmentação de redes e outras premissas do PCI foram implementados sem dificuldade, enquanto os competidores chegam a levar anos para ajustes no legado”, observa Ricardo Josuá, diretor superintendente da Conductor.

O executivo reconhece que o fato de ser uma companhia relativamente nova permitiu que a Conductor já iniciasse as suas atividades com tecnologias mais eficientes e escalonáveis presentes no mercado. “Quando começamos, a possibilidade de escalonar os investimentos e a disponibilidade de gente qualificada pesou na decisão tecnológica”, revela Josuá.

Segundo o diretor, essa opção se mostrou um diferencial técnico que acabou sendo determinante no tempo de resposta às mudanças no negócio. “No Brasil, a maioria dos competidores da Conductor trabalha com sistemas legados, muitos deles adquiridos fora do Brasil e tropicalizados. São sistemas antigos e, de tanto se mexer, já perderam a compatibilidade. Na hora de se adequar a uma nova norma contábil, por exemplo, ninguém mais sabe onde alterar o kernel”, constata.

O projeto de conformidade foi tranquilo. O SQL Server 2008 R2 – ambiente que suporta todas as  transações de autorizações e lançamentos dos 15 milhões de cartões - incorpora funções de segurança exigidas pelo PCI e a Microsoft fornece muito material de informação e suporte. A Conductor mantém um data center principal, com cerca de 400 servidores, em São Paulo e uma instalação secundária em Barueri (SP).

Para o executivo o SQL Server foi fundamental para atender a todos estes desafios de negócios como performance, escalabilidade, continuidade de negócios, segurança, auditoria e conseguir facilmente profissionais capacitados para lidar com a tecnologia além de todas as exigências para certificação PCI.

A arquitetura tecnológica e a necessidade de uma sintonia com os requisitos da governança de TI para o século XXI foram decisivas para que a Conductor conseguisse sustentar o rápido crescimento – com receitas e volumes dobrando anualmente, hoje a Conductor possui uma base de dados que gira em torno de 20TB e com crescimento contínuo devido à expansão dos negócios. Isso permite que a Conductor se adapte mais rapidamente do que os competidores às mudanças no ambiente de negócios.

Nenhum comentário: