9 de abr. de 2012

FEBRABAN INICIA CERTIFICAÇÃO DE CORRESPONDENTES


portal Executivos Financeiros 08/03/2012

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban começa a oferecer certificação profissional para os agentes de crédito que trabalham para os mais de 160 mil correspondentes que atuam em todo o Brasil. A certificação é um “diploma” conferido ao profissional que alcançar níveis mínimos de qualificação exigidos pela legislação para fechar operações de crédito de pessoas físicas nesses estabelecimentos.

O programa de Certificação da Febraban foi desenvolvido pela própria Federação em parceria com Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável em desenvolver o conteúdo das provas, e da Prepona, que dispõe da infraestrutura para aplicação dos exames presenciais em todo o País, além de realizar as correções e analise das questões.

Haverá três tipos de “módulos” nos quais os interessados poderão optar. Correspondente Crédito Consignado, onde os profissionais têm seus conhecimentos avaliados em relação à legislação que disciplina essa modalidade e sua operação; Crédito Direto ao Consumidor; e Crédito e Financiamento de Veículos. Há também o módulo de Correspondente Completo pelo qual o agente se certifica nos três tipos de financiamentos.

Em todos os exames, além das legislações e especificidades de cada módulo, o correspondente deverá ter noções sobre o Sistema Financeiro Nacional – SFN e também sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Por se tratar de uma certificação profissional, a Federação não faz a capacitação, portanto os profissionais poderão escolher qualquer a instituição de ensino para obter o conhecimento necessário e específico que a certificação exige.
O processo está dividido em quatro fases: inscrição do candidato, pagamento da inscrição, agendamento do exame e o recebimento do resultado. Existe ainda a possibilidade de cancelamento do agendamento (em até duas vezes).

As provas terão 50 perguntas, exceto a para Correspondente Completo, que terá 60 perguntas. As provas terão duração de até 2 horas. Após a aprovação, os profissionais receberão um certificado emitido pela Febraban que terá a validade de cinco anos.

Um comentário:

Karina Oliveira disse...

Trabalho em uma financeira e não tinha o certificado,paguei e fiz a prova e passei.alguns dias depois começaram a usar meu cpf para digitar contratos nos bancos.Gostaria de saber a partir dai se este sera meu unico beneficio poder digitar nos bancos como pessoa certificada. Tambem gostaria de saber se agora que me certifiquei tenho direito a um aumento.