1 de abr. de 2012

BUSCAPÉ ADERE AO FAIRSEARCH.ORG


portal Maxpress 16/02/2012 – release FSB Comunicações

A Buscapé Company, criadora do site pioneiro no segmento de comparação de preços, é a primeira empresa brasileira a aderir ao FairSearch.org, entidade internacional que visa à defesa de um ambiente concorrencial equânime na internet. A associação já conta com a Microsoft, TripAdvisor, Expedia e Travelocity.

“Decidimos nos unir ao Fairsearch pela representatividade da associação, e principalmente, por acreditar no mérito da causa do Buscapé e de todo o mercado de comparadores de preços. Acreditamos que as informações apresentadas ao consumidor como resultado de uma busca devem seguir os mesmos critérios para todos os participantes do mercado. A violação deste princípio afeta, especialmente, aos usuários de Internet, que são os consumidores finais”, afirma Rodrigo Borer, VP Comparison Shopping do Buscapé.

Em dezembro, a Buscapé Company, em nome dos comparadores de preços brasileiros, apresentou representação junto à Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça contra Google Inc., por ela priorizar a própria ferramenta de comparação de preços, o Google Shopping, com arquitetura diferenciada em detrimento à concorrência. Enquanto todos comparadores são identificados apenas por um link que permite um clique, o Google Shopping aparece com imagem do produto e com até 5 possibilidades de clique, avaliações, comentários, número de lojas anunciantes e preços no resultado de pesquisa na ferramenta de busca.

O resultado apresentado pelo Google Busca também pode induzir o consumidor a uma compra equivocada, já que pela indução de clicar no primeiro resultado natural, ele pode deixar de ter o menor preço e acesso a informações importantes sobre o produto ou loja.

O processo tem como objetivo imediato a instauração de processo administrativo, bem como a concessão de medida preventiva que determine a cessão das discriminações em relação a todos os sites de comparação de preços.


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